Existem diversos tipos de banho em semijoias, o processo é conhecido pelo nome de galvanização e tem peculiaridades que exigem bastante conhecimento tanto do fabricante como dos revendedores, a fim de garantir a maior qualidade possível das peças que serão disponibilizadas no mercado.
Visando detalhar ainda mais o funcionamento desse processo, listamos os principais tipos de banho e suas características. Por isso, continue a leitura e aprenda mais sobre esse assunto fascinante!
Etapas de cada banho
O banho em semijoias é dividido em diversas etapas, tendo cada uma delas características, processos e finalidades específicas. Todas essas etapas são parte da galvanoplastia, que é todo tratamento químico realizado em qualquer superfície metálica. Seguem abaixo as principais etapas do banho em semijoias:
Desengraxante
É realizado um processo de limpeza das peças com o uso de um desengraxante, permitindo que haja uma aderência efetiva dos banhos.
Cobre Alcalino
Nessa etapa, é depositada uma fina camada de cobre para que as micro-imperfeições do metal base não fiquem visíveis. O cobre alcalino também contribui para melhorar a aderência.
Cobre Ácido
É o processo de cobre responsável por dar brilho às peças.
Níquel Free
Aplicação de uma base de estanho e paládio antes dos processos de ouro, a fim de criar uma camada que evita a migração do cobre.
Pré Ouro
Aplica-se uma fina camada de ouro para proteger e padronizar a cor das peças.
Folheação
É o processo em que se define a camada de ouro aplicada sobre a peça, é onde se define também a diferença de durabilidade. Quanto maior a milesimagem aplicada (quantidade de ouro) mais aumenta sua durabilidade.
Cor Final
Nesse processo, é aplicada a cor final a fim de obter uma finalização de cor homogênea em todas as peças.
Verniz
É aplicado um verniz de imersão que tem como função dar uma proteção extra para a oxidação externa.
Tipos de banhos existentes
Abaixo, listamos alguns tipos de banho em semijoias que trazem os metais nobres mais utilizados nesse processo. Veja quais são eles:
Prata
Peças banhadas em prata são bem populares e se destacam por apresentarem um bom custo-benefício, além de manterem toda uma tradição do mundo das semijoias.
A maior preocupação de quem compra esse tipo de semijoias é o escurecimento que pode ocorrer em algumas peças. Diversos fatores influenciam nessa questão, entre eles o suor, uso de perfumes e produtos de limpeza.
Por isso, o banho em prata é utilizado também para recuperar peças e assim prolongar o uso delas por muito mais tempo.
Ouro
Junto com o banho de prata, o banho de ouro é o mais conhecido quando falamos em tipos de banho em semijoias. A aplicação de ouro pode ser feita nas mais variadas quantidades, sendo a resistência à corrosão influenciada por essa quantidade de ouro aplicada.
Realizar banhos de ouro em longa escala exige o uso da tecnologia e aparelhos específicos como os retificadores eletrônicos para garantir a similaridade das peças, ou seja, que uma não receba uma camada muito maior de ouro do que a outra do mesmo modelo.
Ródio
O ródio é uma excelente alternativa à prata. Existem dois tipos de ródios: branco e negro. O custo dele é mais alto, porém o custo-benefício é bem atraente, afinal ele apresenta grande capacidade de aumentar a durabilidade das joias por influenciar a qualidade em diversos aspectos.
Revestir uma peça com ródio ajuda a proteger uma peça de ser riscada ou sofrer outros danos. Vale dizer que, devido ao uso constante e o contato com a pele, esse revestimento pode sair, tornando necessário realizar um novo banho de ródio.
O ródio também é o responsável pelo brilho final de joias feitas em ouro e que precisam atingir uma coloração mais branca. Normalmente, essas peças usam uma liga metálica com cerca de 75% de ouro e o restante de outros materiais. Quando terminadas, porém, a cor fica com um tom mais amarelado, sendo recomendado passar por um banho de ródio branco para garantir um acabamento brilhante.
A escolha entre ródio branco e negro diz respeito somente ao tipo de tom que se deseja atingir, já que, no geral, eles apresentam qualidade próxima em termos de durabilidade .
Grafite
O banho de grafite visa dar à semijoia um tom mais escuro. A referência é o tom da pedra ônix, por isso há quem prefira chamar ele de banho de ônix.
Após realizar o banho de grafite, é recomendado pincelar uma camada fina de verniz para garantir mais durabilidade ao acabamento.
Esse banho serve tanto para qualificar o acabamento de uma semijoia como para recuperar peças que já apresentam uma certa deterioração. Porém, é importante saber que existem metais específicos para receber esse banho. São eles
- latão;
- cobre;
- inox;
- ligas de estanho.
Aspectos técnicos da galvanização
Depois do banho final, existe um processo importante dentro da galvanização que é a secagem. Nela, as peças são colocadas em fornos ou centrífugas para que sejam eliminados qualquer resíduo de água.
Caso isso não seja feito, há grande chance da peça ficar com marcas, o que pode ser considerado uma avaria e fazer a semijoia perder valor de mercado.
Sobre o tempo de imersão, ele varia conformes os objetivos e tipo de metal usado para realizar o banho. A espessura da peça também é um fator que influencia bastante na imersão que será realizada.
Na imersão, a espessura do revestimento utilizado surge pela forma e velocidade com que o banho metálico é dado. Tudo isso tem o intuito de prolongar a vida útil do metal utilizado, sendo a proteção o principal mecanismo para que isso aconteça.
A estética também se destaca após ser realizado um processo de galvanização, até mesmo pelo fato desse investimento trazer um diferencial e garantir maior qualidade às peças.
Conhecer os principais tipos de banho em semijoias é importante e, por meio desse post, você tem agora um guia para consultar sempre que for necessário pesquisar sobre o assunto.
E então? Qual dos tipos de banho em semijoias você achou o mais interessante? Deixe sua opinião, ela é muito importante para nós!