Cuidar e entender cada um dos setores do seu negócio de semijoias é fundamental para garantir o crescimento das vendas e mapear as possibilidades de crescimento. E isso está intimamente ligado despesas, gastos e custos.
Ter todos esses dados em mão, fazem com que suas decisões sejam assertivas em relação à escolha de peças, quantidade de pedidos, investimento de marketing, além de evitar possíveis perdas e desperdícios.
E apesar de serem bem similares, as despesas, os gastos e os custos de uma empresa possuem particularidades bem específicas que precisam estar bem definidas na mente de quem deseja vender semijoias. Entenda abaixo as principais características de cada uma delas.
Despesas – O que são?
São consideradas despesas tudo o que é necessário para manter seu negócio de semijoia funcionando, no formato que você desenhou. Desde o valor do aluguel, pagamento de funcionários, telefone, internet e marketing. Todos estes itens são despesas.
O que diferenciam as despesas de uma empresa é saber classificá-las em despesas fixas e variáveis. E o que são elas?
- Despesas fixas: as despesas fixas são aquelas que independentemente do fluxo de vendas, você sabe que elas estarão dentro dos custos do seu empreendimento. Alguns exemplos são valores como aluguel, internet ou salário de colaboradores.
- Despesas variáveis: as despesas variáveis são as que podem oscilar o valor de um mês para outro. Ou então, as que podem ser cortadas em determinado período. Podemos considerar como despesas variáveis contas de água, luz, e investimentos no marketing.
Entender o princípio das despesas é fundamental para que você consiga enxergar de fato, qual o faturamento ideal para vender semijoias em um mês e não comprometer o orçamento futuro.
Gastos – O que são?
Os gastos são os valores que surgem no orçamento e não são esperados, o que muitas vezes podemos considerar como “imprevistos”, mas que precisam ser utilizados para que o funcionamento do negócio continue da melhor maneira.
Esses valores, podem ser classificados como o prejuízo que o seu negócio tenha tido em algum momento do mês.
Por exemplo: A substituição de algum equipamento (como um ar condicionado), pode ser considerado um gasto, já que você não estava esperando que ele apresentasse nenhum problema.
Custos – O que são?
Já os custos nada mais são do que os valores necessários para produzir um produto ou fazer com que o seu negócio de semijoias comece a funcionar de maneira eficaz.
Ou seja, quanto maior a estrutura, maiores serão os custos. Por isso, esses valores afetam diretamente o crescimento e o impacto de qualquer empresa. E por isso, esses conceitos precisam ser tão bem definidos.
Elementos que podem ser encaixados nos custos de um negócio são a matéria-prima, depreciação das máquinas, embalagens e até mesmo, presentes e brindes que queira ofertar de maneira diferencial.
Não existe uma forma padrão de se prever os custos ou de tabelar no excel. O que funciona de fato, é você descobrir uma maneira inteligente de administrar esses números de modo que faça sentido para sua administração.
Por isso, a Franco Galvânica, ao longo de toda sua jornada, se preocupa em sempre orientar revendedoras e parceiras a terem esses números sempre a mão. Afinal, tendo um panorama geral do que acontece com suas vendas de semijoias, melhor será a sua tomada de decisão.
Nós queremos saber: você conhecia a diferença entre despesas, gastos e custos? Comente aqui embaixo e compartilhe sua opinião conosco!