Quanto mais clientes você conseguir para o seu negócio de semijoias, melhor vai ser. Mas qual seria a melhor maneira de aumentar a quantidade de clientes e faturar mais com a revenda desses produtos? Já pensou em investir no mix de produtos? Contar com um no seu negócio é uma ferramenta poderosa para melhorar os resultados nas vendas, garantindo mais utilidade e novidades para o seu público!
As demandas de consumo têm se tornado cada vez mais variadas. Surge, então, a oportunidade de ampliar o mix de produtos que você oferece. Além de favorecer o relacionamento, uma ótima diversificação também vai ajudar a sua empresa a faturar mais, impedindo que o potencial consumidor procure os concorrentes.
Quer saber o que significa um mix de produtos, conhecer os motivos que levam essa estratégica ser tão eficaz e aprender com dicas infalíveis para ter o seu mix? Continue acompanhando e aproveite! Boa leitura!
O que significa um mix de produtos?
Você ainda não conhece o conceito? Calma, pois vamos explicar de forma bem resumida e fácil de entender. Mix de produtos trata-se de uma definição dada para a diversidade de itens que uma empresa venda. É uma estratégia que existe para conseguir conquistar diversos segmentos de consumidores e dominar cada vez mais uma fatia maior do seu mercado.
Quais seriam as principais semijoias que você pode revender para diversificar os seus produtos? Bom, alguns exemplos são colares, brincos, pulseiras e anéis, por exemplo. É claro que há muitas opções para serem consideradas, basta analisar bem o seu público-alvo para definir.
Quais são os motivos pelos quais é importante investir em um mix de produtos?
Veja quais são as principais razões para investir em um mix de produtos e ter melhores resultados de vendas como revendedora de semijoias!
Comodidade ao cliente
Quando o consumidor encontra produtos complementares em apenas uma loja, que lhe conferem a comodidade de não ter que entrar em vários locais de vendas, fica muito mais prático fazer as compras naquele local.
Abrangência de clientes
Quando um cliente chega a sua loja, ele quer ter opções de produtos. Se ele ficar restrito a somente um tipo de compra, pode ser que ele desista de comprar, afinal, vai sentir que os produtos não atendem aos seus desejos e às suas necessidades.
Ainda, quanto mais limitado for o seu mix, menor vai ser o seu alcance. Isso porque não há nada que seja unânime entre as pessoas, tampouco um determinado produto. Os gostos e as necessidades variam mesmo dentro de um nicho.
Por outro lado, com um mix adequado, você consegue atingir muito mais clientes, porque oferece o que elas estão procurando. É como se fosse um jogo de probabilidade, ou seja, quanto mais oferta existe, maiores são as chances de agradar o público.
Aumento do ticket médio
Como o cliente vai ter à sua disposição uma gama diversificada de produtos, a tendência é que ele compre em uma mesma compra vários tipos de produtos, de forma simultânea, aumentando, assim, o seu ticket médio de consumo.
Aumento de compras por impulso
Quando o consumidor está circulando pela loja, procurando determinado produto, acaba comprando outros produtos, apenas pelo fato de ter visto sua disponibilidade e acabam levando mais produtos por impulso, o que aumenta consideravelmente o giro de estoque.
Vantagem competitiva
Oferecer um mix de produtos bem mais completo do que o que a concorrência disponibiliza torna a sua loja mais atraente e competitiva para os seus consumidores, além de ampliar o movimento de pessoas interessadas em fazer compras.
Distingue a sua marca
Assim que o consumidor pensar em determinada linha de produtos, vai se lembrar da sua loja em primeiro lugar, pois é lá que ele vai encontrar a variedade de produtos que está buscando. Ou seja: um mix de produtos variados garante vantagens competitivas para o seu negócio, deixa a sua marca na mente dos consumidores, aumenta os resultados financeiras e as vendas da sua loja, amplia a sua cartela de clientes, promove maior rotatividade dos estoques, além, é claro, de contribuir significativamente para a sustentabilidade e crescimento da sua empresa.
O que levar em consideração para definir o mix de produtos ideal?
Confira algumas dicas para que você possa diversificar o mix de produtos do seu negócio!
Considere o mercado que você está inserido
É sempre muito bom poder contar com um grande número de produtos, no entanto, isso pode ser irrelevante para os seus potenciais clientes. Focar em produtos que não são populares para o seu público, ou ainda, passar a ter em sua loja uma linha de semijoias que fuja da realidade dos seus consumidores pode acabar prejudicando as vendas, gerando um problema operacional, afinal, vai envolver todo um controle de estoque.
Portanto, para diversificar o seu mix de produto é imprescindível que você analise com bastante cautela o seu público e, só depois, defina uma linha de produtos.
Pense na necessidade dos seus consumidores
Para que a diversificação do seu mix tenha um efeito bem positivo, o mais indicado é analisar qual vai ser a reação dos seus clientes aos novos produtos. Algumas perguntas como: novos produtos vão ter adesão desses clientes? O preço dos produtos está dentro da realidade do meu público? Eles estão demandando por novos produtos?
São respostas que vão ajudar na hora de tomar a decisão sobre a diversificação dos seus produtos. Lembre-se, ainda, de que realizar pesquisas na sua loja e oferecer amostras são maneiras de coletar informações sobre as necessidades dos seus consumidores.
Tenha controle das despesas dessa operação
Controlar as despesas que estão envolvidas na diversificação do seu mix é importante para o sucesso dessa atividade. É necessário pensar em todas as despesas e, claro, em todos os custos envolvidos na manutenção do produto na sua loja, custo com tributação, compras, exposição etc.
Tudo precisa ser colocado no papel para fazer uma análise e ter um relatório de venda de cada semijoia que faz parte dessa diversificação. Uma ótima forma de controlar é a partir de um software de gestão, que vai oferecer a você uma visão da situação mercadológica.
Ofereça treinamento aos colaboradores
É fundamental que os funcionários estejam sempre preparados para informar os consumidores sobre a diversificação das semijoias. Não vai adiantar muito aumentar a variedade dos produtos e não oferecer a capacitação necessária para que os funcionários prestem o melhor atendimento aos clientes. É importante que os colaboradores conheçam todos os produtos que são vendidos pela sua empresa. Isso deve acontecer com capacitações e muito treinamento.
Essas são algumas estratégicas para o processo de diversificação das semijoias em sua loja. Feito com sucesso, o processo pode ser a chave para que o seu negócio se diferencie da concorrência e conquiste um lugar especial no pensamento dos clientes.
O retorno desse investimento na diversificação de produtos vai ser percebido no movimento de novos consumidores e no aumento das vendas. Não perca mais tempo e tenha um mix de mercadorias no seu negócio para melhorar os resultados e ter vantagem competitiva no mercado!
Gostou do texto e quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Então aproveite para conhecer também 5 dicas valiosas para organizar o seu mostruário de joias!