Saber como conservar semijoias é fundamental para garantir o brilho e durabilidade das peças. Assim, é possível que a preservação delas aconteça por muitos anos, com a mesma beleza do momento da compra.
Inclusive, muitas clientes e revendedoras possuem dúvida em como cuidar, guardar e limpar as suas peças, principalmente para aquelas semijoias mais delicadas.
Pensando em como te auxiliar nesse processo, a Franco Galvânica trouxe algumas dicas para que você consiga manter suas peças de semijoias com a mesma beleza de quando foi comprada.
Aprendendo a como conservar semijoias
Apesar de colecionarmos muitas semijoias ou trabalharmos com um estoque grande, é sempre bom aprender a como conservar semijoias no longo prazo.
Afinal, se você manter a qualidade, beleza e o brilho das peças, certamente elas poderão se tornar itens atemporais em seu negócio. Por isso, confira abaixo algumas dicas de como fazer isso acontecer de maneira simples e prática.
1. Aumente o brilho das peças
Com o passar do tempo, é comum que as semijoias fiquem com a cor um pouco mais opaca. Porém, reativar o brilho e a beleza das peças é possível e costuma ser bem simples.
Você poderá fazer a limpeza utilizando um pano úmido com sabão neutro. Porém, não se esqueça de sempre de enxugar as peças e não deixá-la por muito tempo em contato com a água.
O uso dos panos úmidos é essencial e é a maneira de não prejudicar a qualidade das peças. Por isso, não as coloque embaixo da água diretamente.
2. Guarde em local apropriado
O local para guardar as semijoias sempre deve estar limpo e seco. Além disso, esteja sempre atenta para que não este não seja um local com exposição à muita luz solar ou artificial para aprender, de fato, a como conservar sua semijoia.
Busque também evitar o contato das peças com produtos químicos. Afinal, eles podem acelerar o processo de oxidação, que altera a cor original da semijoia.
Existem caixas mais apropriadas para guardar as semijoias. Por serem acolchoadas e também não deixarem o contato com a luz, são perfeitas para a sua manutenção e cuidado.
3. Cuide durante o uso
É muito comum que as pessoas passem perfumes e cremes durante o uso das semijoias, porém também é preciso tomar certos cuidados.
Desta forma, não borrife ou passe os produtos de beleza diretamente nas peças. Além de fazer mal para o tempo de vida do produto, você contribui para que ela escureça de maneira mais rápida.
Normalmente, isso acontece por conta da existência do álcool em suas composições, o que pode fazer com que haja uma reação química e danifique o brilho e diminua a durabilidade da semijoia.
4. Atenção nos momentos de uso
As semijoias são lindas para utilizar em qualquer situação. No entanto, algumas podem reduzir a sua durabilidade. Por isso, evite estar com as peças em piscinas, banhos e praias.
Além disso, também busque retirar as peças quando fizer exercícios físicos ou ir à salões de beleza, por exemplo.
Todas essas situações podem diminuir o brilho da peça devido as reações químicas. Seja pelo suor, contato com cloro e sal ou produtos como tintas de cabelo e cetonas, assim como com o vapor caso ela esteja dentro do ambiente do banho.
5. Separe suas semijoias por cor
Outra dica importante, é separar as semijoias por cor. Isso faz com que não haja contato de diferentes composições fazendo com que elas se misturem.
O ideal é que exista uma separação no local em que elas são guardadas tanto pelo tipo de peça para que não embolem umas nas outras, quanto da cor de cada uma delas.
Agora que você já sabe como conservar semijoias para aumentar sua durabilidade e beleza, a Franco Galvânica quer saber de você. Depois de usar essas dicas, sua peça de semijoia está com mais brilho?