Como fazer promoções criativas: 3 dicas para você aplicar no seu negócio!

Aprender como fazer promoções criativas é uma das principais estratégias para alavancar as vendas e conquistar clientes para o seu negócio de semijoias. Inclusive, sem depender de datas comemorativas para isso.

Além de trazer benefícios e descontos para o público, promover campanhas inusitadas também ajudam a destacar a sua marca.

No entanto, alguns lojistas ainda apresentam dificuldades em como desenhar uma ação do tipo e colocá-la em prática de maneira consistente para gerar lucratividade para a empresa.

Pensando nisso, separamos as melhores dicas de como fazer promoções criativas de semijoias. Assim, você pode desenvolver ações para divulgar seus produtos, fidelizar os clientes e aumentar o ticket médio.

Vamos lá?

 

3 dicas de como fazer promoções criativas

Hoje em dia, existem diferentes formas de como fazer promoções criativas. E, por isso, vale a pena conferir algumas sugestões que podem auxiliar no seu planejamento.

Veja 3 dicas para elaborar as suas estratégias, e saiba como ter uma campanha mais atrativa:

1. Escolha um tipo de promoção

Para aprender como fazer promoções criativas para semijoias é fundamental escolher o tipo de ação que melhor combina com o seu negócio.

Logo, existem várias categorias disponíveis, e saber quais são as principais ajudará a ter um norte na sua ação. As modalidades mais conhecidas são:

Cupons de desconto

Os cupons de desconto são clássicos, mas não deixam de ser um tipo de promoção interessante para o público.

Ainda, é possível uni-lo com outras estratégias criativas, como exigir uma ação do cliente para acessar a oferta, ou acompanhar uma divulgação inusitada.

Além disso, essa modalidade também pode trazer um senso de urgência para o público, com cupons limitados, por exemplo. Isso incentiva, ainda mais, o cliente a comprar.

Promoção progressiva

Para quem deseja aprender como fazer promoções criativas, vale a pena conhecer os descontos progressivos.

Eles também são populares, mas podem ajudar a desenvolver uma ideia inovadora no seu negócio de semijoias. Um exemplo conhecido é oferecer mais desconto conforme o valor da compra, como 5% acima de R$100, 10% acima de R$200 e assim progressivamente.

Isso estimula o cliente a levar mais produtos para ter ofertas mais interessantes, o que aumenta seu ticket médio.

Kit de produtos

Os kits de produtos são interessantes e versáteis, podendo combinar com várias ações e datas comemorativas. Ainda, eles permitem oferecer descontos interessantes, mas sem comprometer o seu faturamento final.

Neste caso, considere montar kits para os clientes, com semijoias que sejam complementares, como colar e brincos, ou mesmo conjuntos da mesma peça, como vários anéis.

Com isso, seu cliente poderá levar mais produtos que agregam valor para a sua compra, além da satisfação por pagar um valor “menor” em cada item em questão.

Promoções de frete

Um tipo de campanha de semijoias para aprender como fazer promoções criativas são os descontos de frete.

Se você trabalha com e-commerce ou pelas redes sociais, pode atender pessoas de todos os lugares do Brasil. Por isso, ter ações para o frete pode incentivar a compra desses clientes mais distantes.

Considere estratégias como frete gratuito acima de determinado valor, ou descontos progressivos de acordo com o total.

Essa é uma dica interessante para quem vende pela internet, e busca maneiras de se destacar de forma inovadora.

2. Acompanhe as tendências do mercado

Por fim, é essencial acompanhar as principais tendências de semijoias antes de saber como fazer promoções criativas.

São os lançamentos e itens da moda que irão ditar os gostos do público, e conhecê-los ajudará a montar uma ação atrativa para aumentar as vendas.

Além disso, as tendências também podem ajudar a direcionar a sua campanha se você estiver com pouca inspiração. Basta conferir o que está em alta e montar ações em torno dessas peças, pois elas irão atingir os seus clientes.

3. Aproveite datas comemorativas

Por último, mas não menos importante, as datas comemorativas ainda continuam sendo um bom cenário para apostar nesse tipo de campanha.

Feriados como Dia dos Namorados ou Natal trazem ideias interessantes para promoções criativas e que atinjam o público do jeito certo.

É possível criar diversas ações estratégias com essas datas, ou mesmo aproveitar um período diferente no calendário, como a mudança de estações.

Além de trazer conceitos atrativos, as comemorações também oferecem um motivo para colocar sua campanha em prática.

 

O que considerar antes de fazer uma promoção?

Antes de seguir com as suas ideias de como fazer uma promoção criativa, é fundamental considerar alguns fatores práticos relacionados ao seu negócio.

Você precisará conhecer melhor o seu público-alvo, e entender como ele se comporta e o que ele busca. Afinal, a ação deve atingir os seus consumidores, e nem sempre uma ideia inovadora é ideal para eles.

Entendendo os hábitos dos compradores, será mais fácil elaborar campanhas que sejam eficientes de verdade.

Além disso, tenha seus objetivos bem determinados. O que você pretende com essas promoções criativas?

As suas metas podem influenciar nas ofertas planejadas, afinal, uma ação para movimentar o estoque é diferente de uma estratégia para divulgar a sua marca. Estabelecer um objetivo também ajudará na construção da sua publicidade.

Ainda, não se esqueça de traçar o orçamento disponível para fazer as promoções criativas. Algumas podem demandar poucos recursos, outras exigem um pouco mais de capital investido.

Para ter lucros e não se complicar, saiba qual o teto de gastos e veja quanto você está disposto a gastar nessas ações e o retorno esperado.

 

Quando começar a fazer promoções criativas?

Se você tem um objetivo definido e quer alcançá-lo o quanto antes, é o momento de aprender como fazer promoções criativas.

Essas estratégias são essenciais para divulgar o seu negócio, aumentar as vendas ou posicionar a sua marca entre os concorrentes.

Além disso, são campanhas fundamentais para datas comemorativas, que ajudam a alavancar seus resultados e atrair os clientes.

Assim, vale a pena começar o quanto antes, entendendo o que seu público está buscando e oferecendo isso de maneira atrativa, com ofertas, descontos e condições especiais.

 

E para receber outras dicas de como melhorar as suas vendas e posicionar melhor o seu negócio de semijoias, confira nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!

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