Para manter a qualidade das semijoias, é necessário cuidar muito bem delas. O cuidado com a limpeza, principalmente, ajuda as peças a durarem mais tempo. Mas você sabe como limpar e conservar suas semijoias? Esse conhecimento é muito importante para garantir que você não “jogou seu dinheiro fora” ao comprar algo que tanto gosta.
As semijoias são acessórios que deixam qualquer look mais bonito, desde os mais simples até os mais sofisticados. Por isso, elas não podem faltar no seu dia a dia.
Sendo assim, se você quer fazer com que elas permaneçam lindas por mais tempo, é preciso saber limpá-las e conservá-las. Quer aprender a fazer isso de maneira adequada? Continue a leitura deste post para descobrir!
1. Use uma flanela ou pano limpo
Uma das melhores maneiras de limpar as semijoias é usando uma flanela ou pano limpo. Tanto um quanto o outro precisam estar secos e serem passados com cuidado, sem fazer movimentos bruscos que podem danificar a peça — principalmente correntes e pulseiras. Se elas estiverem muito sujas, o ideal é levá-las a uma joalheria para fazer uma limpeza mais profunda.
2. Utilize produtos específicos para limpar semijoias
Alguns produtos podem ser muito úteis para limpar e conservar semijoias, como é o caso do sabão de coco e o bicarbonato de sódio. Primeiramente, deixe as peças por 15 minutos de molho em um recipiente com água morna e um pouco do sabão (pode ser líquido ou em pedra).
Após isso, retire todo o sabão e use o bicarbonato para escovar a semijoia com uma escova bem macia, de forma a não riscar o acessório. Por fim, enxágue-o tirando todo o excesso e seque-o bem.
3. Evite produtos abrasivos
Os produtos abrasivos devem ser evitados porque eles tendem a oxidar a peça e deixá-la escurecida, diminuindo a qualidade e beleza do acessório. Sendo assim, o ideal é usar produtos que não danifiquem o seu brilho.
4. Guarde as semijoias em local apropriado
Separe um local especial na sua penteadeira, cômoda ou guarda-roupa para conservar suas semijoias. Além disso, também é possível montar pequenas araras nas paredes para evitar que as correntes e pulseiras se enrolem — fato que pode arrebentar o acessório, fazer nós e estragá-los completamente.
5. Não guarde umas sobre as outras
As peças precisam ser guardadas separadamente. Isso porque os metais e as pérolas, por exemplo, apresentam diferentes graus de dureza, o que pode fazer com que um arranhe o outro. Por isso, se você não tem espaço suficiente para guardá-los à parte, o ideal é sempre embrulhá-los em um paninho ou papel de seda.
6. Evite a umidade
Evite guardar suas semijoias em lugares com muita umidade. Agora, se a região onde você mora é muito úmida, a dica é colocar um pedaço de giz escolar dentro da sua caixa de joias para que ele possa absorver a aquosidade.
Os saquinhos com tecidos macios também podem ser usados para guardar suas peças e livrá-las da umidade. Mas, nesse caso, é preciso ter um para cada acessório.
Aprendeu como limpar e conservar semijoias? Não tem segredo, não é mesmo? Basta seguir nossas dicas para ter as peças à sua disposição por muito mais tempo e com uma qualidade impecável!
Gostou das nossas sugestões? Então, compartilhe esse artigo nas redes sociais para ajudar os seus amigos a limparem suas semijoias da maneira correta!