Diamantes e zircônias: entenda as principais diferenças entre eles!

Existe uma grande semelhança entre os diamantes e zircônias, especialmente pelo fato de que a segunda opção serve como uma imitação da primeira.

No entanto, apesar de as pedras serem praticamente idênticas, cada uma delas possui a sua peculiaridade.

Isso porque os diamantes são pedras naturais, dos quais sofrem alterações apenas no processo de lapidação, que é responsável por determinar o formato do material.

Enquanto as zircônias são peças criadas em laboratórios, com o único intuito de chegar o mais próximo possível da pedra encontrada na natureza.

Quer conhecer todas as outras diferenças entre diamantes e zircônias? Então, continue nos acompanhando nesse post!

 

Por que é tão importante entender as peculiaridades dos diamantes e zircônias?

Entender as diferenças que os diamantes e zircônias possuem é muito importante porque sabendo de cada uma delas, você conseguirá distingui-las com maior facilidade.

Apesar de sabermos que as pedras de zircônias são feitas para se parecerem com um diamante, um revendedor de semijoias precisa conhecer cada uma delas, para que assim, não tenha problemas com os seus produtos.

Valor

Podemos dizer que a diferença mais marcante entre os diamantes e zircônias é o valor de cada uma das peças.

O primeiro possui um valor bastante alto, por se tratar de uma pedra mais rara e também por ser totalmente natural.

Enquanto o segundo material pode ser encontrado por um preço muito mais razoável e acessível.

Durabilidade

O diamante é a pedra mais dura encontrada até os dias de hoje e, por conta disso, a sua durabilidade é extremamente alta.

As zircônias também são peças muito resistentes, no entanto, elas perdem fácil para a versão citada anteriormente.

Sua dureza chega em 8,5 na escala de Mohs, enquanto os diamantes atingem o nível máximo: 10.

Cores

Outra diferença entre os diamantes e zircônias são as cores que cada um dos materiais leva em sua composição.

Isso porque enquanto os diamantes só podem ser encontrados em suas cores naturais, amarelo ou marrom (os incolores são muito raros de serem encontrados), as zircônias, por serem peças fabricadas em laboratórios podem ser produzidas nas mais diferentes tonalidades.

Formatos e tamanhos

Seguindo a mesma linha do tópico anterior, as zircônias podem ser encontradas em diversos tamanhos e formatos, variando de acordo com a necessidade do cliente.

Já as pedras de diamante passam por um processo bastante rigoroso, do qual os mantém com o mesmo formato sempre, apesar de os tamanhos também poderem mudar.

O que vale mais a pena para o lojista? Diamantes ou zircônia?

Ao conhecer todas as singularidades dos diamantes e zircônias o lojista sempre acaba se perguntando sobre qual das duas pedras vale mais a pena usar em seu negócio.

Quando se trata de uma loja de semijoias, o ideal é investir em zircônias, pois elas acompanham os valores dos acessórios, mas sem abrir mão da beleza e elegância.

Portanto, se você está buscando a pedra ideal para sua marca de semijoias, utilize esse “diamante sintético” e você com certeza se surpreenderá com ele e com a sua alta qualidade.

Na Franco Galvânica você encontra conteúdos sobre diamantes e zircônias e muitos outros assuntos sobre o mundo das semijoias, confira!

 

Deixe seu comentário