Muitas pessoas criam um e-commerce de semijoias para alavancarem as vendas dos seus negócios, mas principalmente, para criarem uma nova plataforma de negócios aproveitando os benefícios da tecnologia.
Entretanto, é muito importante que você tenha em mente que lidar com uma loja online, pode ser muito diferente de uma negócio físicos.
Por isso, é fundamental conhecer algumas métricas que definitivamente, podem te levar para o caminho do sucesso através das vendas online.
E pensando nisso, a Franco Galvânica relacionou algumas das principais métricas que você deve avaliar para entender e melhorar o seu processo de vendas.
Quais as principais métricas para um e-commerce de semijoias?
Normalmente, as pessoas que empreendem no setor de revenda de semijoias querem começar a avaliar os dados do seu negócio, mas não sabem por onde começar.
Por isso, separamos as métricas mais importantes para que você consiga avaliar a efetividade do seu e-commerce de semijoias e melhorar as vendas.
Taxa de Conversão
A Taxa de Conversão é uma das métricas mais importantes para entender como seus clientes interagem com a sua forma de vender.
Seu cálculo é feito pelo total de leads (possíveis clientes), multiplicado pelo número de pessoas que efetivamente realizaram a compra. Após esse processo, divida o número encontrado por 100.
Exemplo: você 200 pessoas entraram no seu site, dessas 40 efetuaram a compra. Com isso, a taxa de conversão é de 80.
Custo por Clique (CPC)
O CPC é calculado através do número de cliques que o seu website ou página na internet tenha em algum anúncio.
Essa métrica é uma das maneiras mais eficientes de avaliar a efetividade de propagandas pagas e qual o impacto delas na reação dos clientes.
O CPC é uma boa forma de análise também das redes sociais, como Instagram e Facebook, além dos sites e blogs.
Call To Action (CTA)
O CTA é o nome dado para os cliques que gerarão à partir dele ações. Um exemplo claro são botões com enunciados como “clique aqui e receba notícias sobre as novidades de semijoias”.
Ao clicar nesse botão, normalmente o potencial cliente está se mostrando interessado em saber mais sobre o produto. Isso pode ser considerado um passo mais próximo para a possível compra.
Taxa de Rejeição
A Taxa de Rejeição, ao contrário do que muitos pensam, não é exatamente o oposto da Taxa de Conversão.
Esse métrica costuma ser medida através do números de usuários que visitaram o seu site mas saíram na primeira página e não interagiram com ele.
Um exemplo são as pessoas que chegam à página inicial, mas não buscam mais informações sobre produtos ou contato.
Como coletar essas métricas?
Apesar de serem muitas métricas e suas coletas não serem simples de fazer manualmente, existe uma ferramenta de fácil acesso que reúne todos os dados e ainda possibilita análises mais profundas.
O Google Analytics reúne todas essas informações em um único lugar. O uso da ferramenta é muito simples e possui todo o suporte dos serviços Google.
Para criar a sua conta basta acessar o link google.com.br/analytics e clicar em Avaliação Gratuita.
Após esse processo é possível conectar a conta a um website ou aplicativo. Por meio disso, serão extraídos dos os dados e métricas para que você tenha insumos para as análises do desempenho do seu negócio.