O marketing tradicional vai morrer? Certamente, essa é uma das principais dúvidas de quem começa a estudar este mercado e até mesmo de especialistas da área da comunicação.2
Entretanto, existem muitas empresas que optam pelo velho marketing para atingir melhores resultados. Porém, todas essas questões dependem do posicionamento de negócio de um empreendimento.
Além disso, é importante perceber qual modelo de marketing é mais compatível com o perfil da sua empresa. Ou seja, quais são as principais tendências que impactam o seu negócio.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para lhe ajudar a compreender as principais mudanças no mundo do marketing tradicional e quais são as novas alternativas que você deve recorrer.
Por que o marketing tradicional está prestes a morrer?
O fator que mais impacta no desaparecimento do marketing tradicional, é a era digital.
Afinal, até algumas décadas atrás, o mundo do marketing era baseado no modelo de propaganda impressa, feiras, e-mails e anúncios televisivos.
Assim como a maioria das tendências, o marketing tradicional teve um impacto gigante na economia mundial e ajudou muitas empresas a divulgarem o seu trabalho e aumentarem as vendas.
Porém, a era tecnológica fez com que surgisse o marketing digital, grande razão pela qual o marketing tradicional é colocado à prova diariamente.
O que é o marketing digital?
O marketing digital nada mais é do que estratégias de comunicação adaptadas à internet e a todos os meios de comunicação digital.
Ou seja, ele é um conjunto de esforços criados através de estratégias de marketing digital, visando atrair consumidores para um determinado nicho.
Desta maneira, o marketing digital é uma forma de se aproximar e construir um relacionamento mais forte com os consumidores, buscando sempre atingir objetivos como a venda de produtos.
Quais são as principais diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital?
Como citado anteriormente, o marketing tradicional possuía uma estratégia totalmente diferente do marketing digital, principalmente devido aos veículos de comunicação da época.
Abaixo é possível visualizar as principais diferenças entre os dois modelos de marketing de forma mais clara:
Marketing tradicional
- Propaganda na televisão;
- Propaganda impressa;
- Feiras;
- Eventos;
- E-mail;
- Entre outros.
Marketing digital
- SEO;
- Blogs;
- Redes sociais;
- E-books;
- Webinários;
- Vendas de assinaturas;
- Entre outros.
Entretanto, isso não significa que o marketing tradicional morreu, mas que foi adaptado às circunstâncias atuais.
Ou seja, ele foi guiado para onde os consumidores encontram-se no momento.
Como implantar esse novo conceito em um negócio de semijoias?
Agora que você já entendeu a importância do marketing digital para o seu negócio e quais são as principais tendências deste mercado, é hora de discutir a fase de implantação.
Esse processo deve ser atingido através do cumprimento de alguns requisitos que lhe mostramos acima, como:
- Criação de um perfil nas redes sociais para o seu negócio;
- Desenvolvimento de um blog;
- Aplicação de técnicas de SEO;
- Entre outros.
Ideias como essas, devem lhe ajudar a implantar o marketing digital no seu negócio de forma simples e prática, capaz de gerar melhores resultados e uma aproximação maior do público-alvo da sua empresa.
Vale a pena trabalhar com marketing digital?
Conforme vimos ao longo desse conteúdo, o marketing digital é algo em que você deve apostar o quanto antes para alavancar a sua empresa de semijoias.
Dentro do universo das semijoias, ele pode ser usado como uma verdadeira vitrine digital, plataforma em que consumidores de todos os lugares podem ter acesso, interagir e comprar sem precisar sair do lugar.
Agora que você já aprendeu mais sobre o marketing tradicional e digital para negócios de semijoias, a Franco Galvânica quer saber: qual estratégia de marketing você utiliza na sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.