Markup: O que é e como calcular para ter lucratividade!
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Aprenda o que é markup e precifique corretamente suas semijoias!

By 5 de abril de 2022No Comments

Se você deseja precificar corretamente as suas semijoias e ter uma margem de lucro justa, o markup é essencial para te ajudar.

Esse índice é um dos pontos de partida para auxiliar os gestores a definirem os valores adequados para os seus produtos.

No entanto, muitas pessoas que precisam atribuir preços às suas mercadorias podem não conhecer esse indicador simples.

Nesse caso, vale a pena conhecer mais sobre o que é e como funciona o markup, para saber como precificar as suas semijoias e não ter prejuízos nas suas vendas.

 

O que é markup?

Markup é um índice utilizado na precificação de um produto ou serviço, tendo como base o seu custo de produção.

Em um primeiro momento, ele não é usado isoladamente como referência para atribuir valores às mercadorias. Até porque existem diferentes variáveis que influenciam nesse processo.

Mas, com o markup, você poderá ter um ponto de partida mais simples e fácil de calcular, o que ajuda de maneira considerável na sua precificação.

A função desse indicador é mostrar quanto o preço de um artigo está acima ou abaixo do seu custo de produção.

Ou seja, se o preço do seu produto, no caso das suas semijoias, está compensando quanto você gasta para produzi-las ou comprá-las.

O markup também pode variar bastante de acordo com o perfil do negócio e a sua área de atuação. Por isso, é importante ter em mente que não existe um valor ideal, mas sim o valor adequado para você.

 

Qual a importância do Markup para lojas de semijoias?

Em qualquer negócio, estabelecer o markup antes de precificar os produtos é uma recomendação interessante, mas ela se torna ainda mais essencial para lojas de semijoias.

Isso porque esses artigos são diferenciados, e existem variáveis diferentes que influenciam na sua produção.

Por exemplo, algumas lojas adquirem as peças de fabricantes, outras possuem suas próprias fábricas.

Com isso, a forma de colocar os valores em cada peça varia, e pode ser mais complicado sem uma base concreta para ajudar. 

Nesse caso, o markup atua como um pilar para a precificação das semijoias, garantindo que elas tenham o valor justo, e que a loja não tenha prejuízos em suas vendas.

 

Como funciona o markup?

O markup é um índice simples, e pode ser calculado a partir de algumas variáveis de custos.

Depois de determinar esses valores, o vendedor poderá utilizar o resultado como um ponto de partida para precificar seus produtos.

Além disso, o markup pode funcionar como um índice de referência. Se o valor estipulado estiver muito acima, os clientes não se interessarão por comprar. Mas se estiver muito abaixo, a loja não terá lucros.

Por isso, é importante realizar uma precificação justa, e o markup funciona como uma régua para auxiliar nesse procedimento.

Geralmente, ele funciona como um simplificador do processo de precificação, pois leva em conta somente alguns elementos mais básicos.

Claro, determinar o valor de venda de um produto é uma operação mais complexa para algumas lojas.

No entanto, com esse indicador, pode ser mais fácil de encontrar o preço ideal.

 

Principais benefícios do markup

Para os vendedores, existe uma série de benefícios que acompanham o cálculo do markup. 

Veja alguns dos pontos positivos que esse índice pode trazer:

Precificação adequada para a sua operação

De fato, a grande vantagem do markup é ser um guia para a precificação adequada dos seus produtos.

Com ele, é mais simples de encontrar a média ideal para cada peça, o suficiente para ter lucro, mas sem ser alta ou baixa demais.

E uma vez que a precificação de um negócio é uma das etapas mais importantes, ter um indicador simples para realizar essa atividade é interessante.

Retenção de clientes no longo prazo

Claro, ter uma precificação adequada também traz benefícios a longo prazo, como a retenção de clientes.

Isso porque eles saberão que estão pagando o valor justo pelo produto, sem ser alto ou baixo demais.

Assim, torna-se mais fácil fidelizar os clientes com preços atrativos, e mantê-los por perto no futuro.

Estar à frente da concorrência

Além disso, preços atrativos e justos são um grande diferencial para se destacar da concorrência, e markup te ajuda a alcançar isso.

Esse índice é uma base concreta para os vendedores, e permite que a sua loja se diferencie no mercado, com valores que são interessantes para os clientes.

 

Principais variáveis do markup

O markup atua como uma fórmula e, por isso, conta com algumas variáveis principais para ser calculado.

Antes de mais nada, é importante considerar os custos e despesas gerais de produção da peça.

Ou seja, as primeiras variáveis são o quanto você gastou para ter aquelas mercadorias, seja para comprá-las ou produzi-las.

Em seguida, é importante considerar as comissões de venda, que são uma parte importante do processo.

Além disso, o markup também considera os impostos do produto e, claro, o lucro desejado.

 

Como calcular o Markup de maneira adequada?

Para calcular o markup, basta somar todas as variáveis relevantes na sua operação, para encontrar uma base mais próxima do seu preço ideal. Ou seja:

  • custos e despesas;
  • gastos adicionais;
  • impostos;
  • comissões;
  • lucro.

Por exemplo, considere que você comprou uma semijoia para revendê-la, pelo valor de R$100,00. Além disso, também galvanizou o produto, acrescentando um custo de mais R$50,00.

Os impostos somam R$10,00, e você deseja um lucro de 50%, ou seja, de R$50,00.

Somando tudo, temos um markup inicial de 100+50+10+50, totalizando R$210,00.

Claro, não precisa ser o valor final, e existem outras variáveis mais complexas para se considerar. Mas, com essa base, você já sabe por onde começar.

 

Vale a pena implementar o sistema de markup na sua loja de semijoias?

Trabalhar com semijoias é um negócio que pode trazer lucro para você, mas é importante que as peças tenham um preço adequado.

Caso contrário, você não conseguirá atrair a atenção dos seus clientes.

Para alcançar esse valor ideal, é importante contar com alguns indicadores que facilitam o processo, como o markup.

Por isso, certamente vale a pena considerar esse sistema para a sua loja de semijoias. 

Dessa forma, você terá uma base melhor para precificar os seus produtos, além de conhecer todas as variáveis que influenciam no valor, tendo mais controle sobre as suas vendas e lucros.

Assim, comece hoje mesmo a usar esse índice tão simples e tenha preços justos para as suas semijoias!

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