O mix de produtos é uma forma de vender seus produtos variando os itens que são oferecidos pela loja.
Essa mistura de produtos é um passo positivo para melhorar o desempenho e lucro de uma marca.
Entre as diferentes vantagens oferecidas por esse tipo de negócio é as chances de possuir clientes assíduos, garantindo um maior lucro durante o mês.
No entanto, é preciso ter todo um estudo sobre o perfil dos seus consumidores e assim, criar um mix de produtos que chamará a atenção dos compradores.
Como desenvolver um bom mix de produtos para minha loja de semijoias?
Quando se trata de uma loja de semijoias, optar por um mix de produtos é uma forma muito eficaz de crescer as vendas e despertar interesse de mais clientes.
Porém, uma das maiores dificuldades dos lojistas é desenvolver um kit com itens mistos perfeito para sua loja e clientela.
Para fazer essa criação, é preciso que alguns tópicos sejam levantados:
Quais são os produtos mais vendidos da loja?
Faça um levantamento de todas as peças da loja que mais foram vendidas nos últimos meses e aquelas que sempre precisam ser recolocadas no estoque.
A partir dessas informações, você já terá noção de quais os itens perfeitos para usar no seu mix de produtos.
O público prefere peças da estação ou modelos atemporais?
Outro questionamento seria sobre quais peças são as favoritas dos clientes, se são aquelas que acabaram de lançar ou as mais antigas, que sempre estão disponíveis na loja mas que muita gente adora.
Existe também a opção de montar um mix de produtos com peças novas e também com as que são atemporais, ideal apenas é que tenham a mesma proposta de tema, cor ou estilo.
Peças clássicas que saem durante todo o ano
Apostar em um mix de produtos feito de peças que são muito procuradas em todas as épocas do ano é uma das melhores estratégias a se adotar, principalmente no começo.
Isso porque as chances de os clientes comprarem o seus itens mistos é muito maior do que quando utilizamos peças que não são tão procuradas.
Uma boa idéia também é montar o seu kit tanto com peças clássicas, quanto com aquelas que não saem tanto assim, fazendo isso, os clientes poderão criar mais interesse por produtos menos procurados ou que ainda não são tão conhecidos.
Quais peças saem mais rápido?
Avalie também quais são as peças que vendem com maior facilidade. Colocando-as juntas em um mix de produtos, a loja terá mais chances de aumentar o seu ticket médio, principalmente se forem itens mais caros.
Se a maioria das peças que forem mais vendidas forem de preços mais razoáveis, crie um kit com esses itens e adicione alguns produtos mais caros.
Fazendo isso, os clientes imaginarão que o mix de produtos da sua loja vale mais á pena, pois conta com peças das mais baratas, até as que possuem um valor mais elevado.
O mix de produto é determinante para o sucesso da minha loja de semijoias?
Embora a sua loja possua um ou mais mix de produtos perfeitos para os seus clientes, é preciso ter em mente que apenas ele não será suficiente para trazer sucesso para seu negócio.
Saber administrar sua loja e entender os desejos dos seus clientes são peças cruciais para o caminho de um negócio bem sucedido.
No entanto, a partir do momento em que você optar por desenvolver o seu próprio mix de produtos, as suas vendas poderão crescer de forma muito significativa.
E você, já usa essa técnica na sua loja? Conte um pouco mais sobre a sua experiência aqui nos comentários!