As pedras de zircônia têm se tornado cada vez mais populares dentre os revendedores de semijoias.
O motivo para isso é a beleza que esse tipo de objeto traz para os acessórios, os tornando ainda mais atrativos para os clientes.
Afinal, a grande maioria das pessoas já viu algum item acompanhado deste tipo de pedra, mesmo que não saibam de fato a sua composição.
No entanto, a zircônia pode trazer diversas vantagens, até mesmo para quem trabalha com a revenda de joias e semijoias. E hoje, falaremos sobre os motivos que mostram que elas são um ótimo investimento para o seu negócio.
O que são zircônias?
As pedras de zircônia são objetos que imitam os diamantes, porém, com um valor muito mais acessível. Elas podem ser encontradas de duas maneiras distintas: naturais ou sintéticas.
No primeiro caso, elas são conhecidas como baddeleyíta, um mineral raro formado por cristais monoclínicos, um sistema cristalino que tem como característica três eixos cristalográficos e com comprimentos diferentes.
Já a segunda forma é uma gema produzida de forma laboratorial, em um sistema cúbico. Apesar de também terem três eixos, neste caso, elas são encontradas com comprimentos iguais e perpendiculares entre si.
As zircônias sintéticas possuem um brilho muito bonito e são aquelas que são utilizadas para compor jóias e semijoias.
Como as pedras de zircônia podem ser usadas?
É possível utilizar as pedras de zircônia das mais diferentes formas, já que este material é de grande versatilidade.
Você pode investir nelas para valorizar ainda mais a sua coleção de semijoias, sejam elas mais discretas ou robustas.
Qualquer cliente que optar por este tipo de acessório poderá combiná-lo com diversos looks e cores, além de harmonizá-las com peças para qualquer tipo de ocasião.
As zircônias são muito procuradas justamente pela sua beleza e pelo fato de chamarem a atenção para esses itens, fazendo com que elas se destaquem em uma composição.
Quais as diferenças entre o diamante e a zircônia?
Apesar de as pedras de zircônia serem muito parecidas com os diamantes, eles possuem algumas características que os diferenciam entre si.
Os diamantes são pedras naturais que são alterados apenas em seu processo de lapidação, que é responsável por determinar o formato do material e valorizar as suas características.
Já as zircônias, como dito anteriormente, são produzidas em laboratórios e podem ser feitas em cores e formatos diferentes.
Outra discrepância entre elas é o valor que são vendidas. Os diamantes, como são pedras preciosas e naturais são muito mais caros do que a versão sintética.
Benefícios das semijoias de pedras de zircônia
Existem muitos pontos positivos em uma semijoias com pedras de zircônia. Isso porque elas oferecem uma beleza incomparável ao acessório, além de oferecerem um brilho muito belo.
No entanto, existem alguns benefícios que podem fazer muita diferença para o seu negócio.
Durabilidade do produto
As pedras de zircônia são muito reconhecidas pela sua alta durabilidade.
É muito comum que os materiais utilizados para compor as semijoias acabem se desgastando com o passar do tempo. No entanto, as zircônias apresentam uma longevidade muito maior, apesar do seu preço de aquisição.
O brilho também é um fator que diferencia essas pedras, pois continuam bonitas por um longo prazo.
Preço de venda
Como o material dessas pedras é de um preço bastante acessível, os lojistas que optam por peças com este tipo de decoração podem vender seus produtos de uma forma bastante atrativa.
Ou seja, utilizar as zircônias é uma ótima forma de conseguir comprar semijoias baratas, o que dispensa a necessidade de aumentar os preços no momento de vender para os seus clientes.
Pedras de zircônias são atemporais
Sabemos que o brilho nunca sai de moda, principalmente nas semijoias, por isso, as pedras de zircônia podem ser usadas sem medo de se tornarem monótonas e sem destaque.
Portanto, uma peça que você compra hoje, poderá ser usada por muitos anos, acompanhando as tendências do momento.
Diferentes cores
O fato de as zircônias poderem ser encontradas em diferentes cores, também é um ótimo benefício para as semijoias, já que isso permite que elas sejam usadas em peças de diferentes tipos, estilos e materiais.
Quando aplicadas em semijoias, as cores das zircônias ajudam a fazer com que o aspecto das peças mude, ajudando a compor uma pulseira com tons e elementos específicos.
Por exemplo, se você deseja ter uma composição de look com cores que remetem ao verde, escolha itens que possuem zircônias com esses tons.
As pedras de zircônia costumam aparecer em que tipo de produto?
Como foi comentado anteriormente, a versatilidade das pedras de zircônia permitem que elas sejam utilizadas nas mais diferentes versões das semijoias.
Este tipo de material pode ser frequentemente visto na cravação de brincos, colares, anéis e pulseiras.
A produção de anéis é uma das indústrias que mais se beneficiam das zircônias, pois o brilho e a beleza da pedra traz um aspecto único para a peça.
Os modelos solitários e meia aliança são itens muito escolhidos para ter este “diamante sintético” como decoração.
Elas também podem ser usadas em semijoias grandes e com mais destaque, como maxi colares e brincos pendentes para eventos mais sociais.
Fazendo a conservação das pedras de zircônia
Para que as pedras de zircônia continuem belas e com brilho, é muito importante que as semijoias que as acompanham sejam conservadas da maneira correta, evitando o possível desgaste precoce das peças.
Existem alguns cuidados que são de extrema importância para este tipo de material e, por conta disso, é indispensável conhecê-los:
Limpe as peças após o uso
Fazer uma limpeza dos acessórios após o seu uso é fundamental para que as pedras possam ter uma vida longa.
No entanto, é preciso ter em mente que não é qualquer tipo de produto que pode ser passado nas zircônias.
O ideal é ter uma flanela macia que tenha a única finalidade de manter a peça limpa. Ao usá-la, faça os movimentos com delicadeza e sem pressionar o objeto.
Dessa forma, você estará evitando o acúmulo de pó e ainda manterá a peça viçosa por muito mais tempo.
Não misture as pedras de zircônia com outros acessórios
A forma como você guarda os acessórios com pedras de zircônia também influencia diretamente na durabilidade do material.
O motivo para isso é o fato de que essas peças são muito delicadas e outros materiais, quando conservados próximos à elas, podem causar danos.
Para evitar este tipo de problema, o ideal é ter um espaço separado para cada uma das suas semijoias.
Separe as peças com pedaços de veludo ou flanela macia entre elas para que não se arranhem enquanto estão guardadas.
Evite o uso de sacos plásticos e nem as deixe em locais quente ou úmidos, pois essas condições degradam as peças com maior facilidade.
Use os produtos corretos
Enquanto você estiver utilizando as suas peças é muito importante que se atente aos tipos de produtos que está usando para limpar as peças.
Se as suas pedras de zircônia apresentam manchas que não saem apenas com a flanela, use água morna e um pouco de detergente neutro ou sabão de coco.
Para limpá-la, mergulhe a peça em um recipiente com a mistura e depois enxágue em um recipiente com água. Após o processo ser feito, use a flanela para secar o acessório.
Vale a pena revender produtos com pedras de zircônia?
Sim. Conhecendo todos os benefícios citados no post, podemos ter certeza de que vale a pena revender produtos com pedras de zircônia em seu negócio.
Buscando um fornecedor confiável e optando apenas por peças de qualidade, você verá que os seus clientes se encantaram pelas suas semijoias.
Além de trazer um produto com ótima durabilidade para os seus clientes, você ainda estará oferecendo acessórios lindos e com um preço muito acessível para todos eles.
Na Franco Galvânica você encontra semijoias com pedras de zircônia dos mais diversos modelos e estilos, sem contar nas belas coleções da nossa marca! Confira!