Seleção de fornecedores: 4 fatores que você precisa avaliar - Franco Galvânica

O processo de montagem de seu próprio negócio envolve muitos fatores. É preciso prever o orçamento, planejar a atuação de marketing, definir metas, valorizar o produto etc. Contudo, tudo isso pode ser prejudicado se uma etapa não for realizada de forma eficiente: a seleção de fornecedores.

Escolher a empresa que fornecerá suas mercadorias requer muita atenção. Afinal, contar com um bom fornecedor é a única forma de garantir produtos de qualidade, a preço competitivo e sem problemas de abastecimento. 

Pensando nisso, elaboramos neste texto uma lista com 4 fatores que precisam ser levados em consideração para uma tomada de decisão tão importante. Confira!

1. Verifique a variedade de produtos

Estamos falando de um mercado competitivo. Se um cliente não encontra o que o satisfaz em uma loja, rapidamente encontrará outro vendedor. Por isso, quanto maior a variedade de produtos que você tiver a oferecer, maiores são as suas chances de venda

Sendo assim, ao decidir a empresa que providenciará seus produtos, preste bastante atenção na diversidade de itens oferecidos. Atente-se às diferentes cores, aos tipos de material utilizados e as técnicas de produção. Um catálogo rico em peças variadas é um grande diferencial na hora do trato com o seu cliente. 

2. Avalie a qualidade

É claro, de nada adianta ter um catálogo variado se as peças não apresentam qualidade aceitável. Itens mal-acabados ou não duráveis são a maneira mais rápida de assustar e perder clientes.

Para evitar esses problemas, busque referências sobre os fornecedores. Procure conhecer seus produtos ao máximo.

Uma dica interessante é encomendar pequenas quantidades na primeira remessa. Dessa maneira, é possível acompanhar a durabilidade das peças, pedir feedbacks e decidir se são dignas de investimento. 

3. Preste atenção no atendimento 

A relação com o fornecedor deve funcionar quase que como uma parceria. Imagine que você percebe um aumento significativo na demanda e precisa providenciar um abastecimento no estoque. Contar com um atendimento de confiança pode ser crucial para o sucesso da operação. 

Por isso, durante a seleção de fornecedores, dê atenção à maneira com que eles propõem que o atendimento será realizado. Se inteire sobre os prazos, procure saber sobre os canais de comunicação e pergunte sobre sua política de resolução de problemas. 

Se você sente que não receberá o amparo necessário, nem adianta insistir. Fornecedores com atendimento problemático podem gerar grandes dores de cabeça e prejudicar todo o planejamento. 

4. Se inteire sobre a reputação da empresa

Todo cuidado é pouco na hora de fechar um negócio importante. Por isso, mesmo que a empresa cumpra bem todos os fatores já citados no texto, faça tudo o que for necessário para certificar-se sobre sua reputação. 

Naturalmente, a maneira mais fácil de receber insights sobre isso é realizando uma pesquisa de mercado com a opinião de outros clientes. Ademais, certifique-se de que a firma conta com as licenças e alvarás necessários para manter sua operação. 

Ao selecionar um fornecedor que inspire profissionalismo e confiança, você terá a segurança necessária para tocar e expandir o seu negócio

Selecionar bons fornecedores também é responsabilidade de um bom revendedor. Essa escolha reflete de forma direta na execução do seu planejamento e na satisfação dos clientes.

Durante a seleção de fornecedores, tenha em mente os 4 fatores apresentados ao longo do artigo; lembre-se de escolher o que melhor atender às demandas do seu negócio.

E aí, concorda que esses 4 pontos são fundamentais para selecionar o melhor fornecedor para você? Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre o assunto? Siga nossas redes sociais! Estamos no FacebookInstagram e LinkedIn!

Leave a Reply