As semijoias consignadas sempre são assuntos importantes e de bastante polêmica dentro deste nosso universo.

Essa modalidade de venda permite que o distribuidor disponibilize uma determinada quantidade de produtos para a pessoa que irá realizar a venda das peças.

No entanto, muitos empreendedores que trabalham com o fornecimento de produtos de modo direto, ainda possuem dúvidas e não conseguem avaliar de maneira direta se trabalhar com esse método é garantia de lucratividade e giro de estoque..

Pensando nisso,preparamos este conteúdo para explicar tudo o que você precisa saber sobre semijoias consignadas e conseguir avaliar de maneira correta se trabalhar com esse universo é interessante para a sua empresa. 

 

O que são as semijoias consignadas?

As semijoias consignadas são peças entregues à lojistas e outros fornecedores para revenda sem o pagamento antecipado dos produtos. Ou seja, a venda é concretizada apenas se o produto for realmente vendido ao consumidor final.

Hoje em dia, é muito frequente encontrarmos distribuidores que desejam oferecer semijoias consignadas para seus revendedores, mas muitos deles ainda não conseguem trabalhar de maneira lucrativa. 

Desta forma, o valor do produto é repassado ao fornecedor em sua totalidade, ou com o que estiver acordado no contrato depois do acerto de contas entre ambas as partes.

 

Quais os principais benefícios das semijoias consignadas?

Existem diversas vantagens apresentadas para um revendedor que trabalha com semijoias consignadas.

Veja a seguir algumas delas que farão total diferença no momento de escolher por este tipo de peça:

Baixo custo de entrada no segmento

Uma das principais vantagens de revender semijoias consignadas é o baixo custo necessário para fazer parte deste segmento. Para quem oferece o material, tanto para quem vai em busca desta solução.

Se você conseguir vender as peças certas, para este público, poderá aumentar o giro de estoque do seu negócio e ajudar lojistas a iniciarem suas empresas de maneira mais simples e com vendas mais consistentes. 

Estoque “devolvível”

Este tipo de revenda permite que você devolva o estoque que não foi vendido em determinado tempo.

Ao contrário do que ocorre quando você compra as peças para colocar na sua loja, que, neste caso, precisam gerar lucro para que a empresa não perca o seu dinheiro.

Por isso, a sensação de “novidades a todo o momento” pode fazer sentido para quem gosta de trabalhar com esse formato. 

Maior volume de clientes

Quando trabalhamos com as semijoias consignadas acabamos tendo uma grande movimentação de modelos e tipos de acessórios.

Isso fará com que pessoas de diferentes perfis se interessem em comprar com você, aumentando o seu volume de clientes mensalmente. Principalmente se, como fornecedor oficial, começar a trabalhar com o conceito de “fast fashion”.

 

Como evitar dor de cabeça ao trabalhar com semijoias consignadas?

Apesar de ser algo muito interessante, é muito importante estar atento a todas as oportunidades e ônus que as semijoias consignadas podem trazer no longo prazo. 

Para te ajudar a avaliar com um pouco mais de profundidade esse processo, confira alguns dos itens obrigatórios dentro deste universo.

Contrato com o lojista

As semijoias consignadas apenas devem sair de uma loja de atacado com um contrato assinado pelo distribuidor e pelo revendedor.

Para garantir que isso seja feito da forma mais correta possível, é interessante contratar um advogado especialista para elaborar o documento de acordo com as necessidades e objetivos que a empresa possui.

O contrato também é a forma mais segura de manter o negócio funcionando, pois ambas as partes devem segui-lo para não ter prejuízos.

Marcar dia de recontagem das semijoias consignadas

Ter um dia para que você possa recontar as suas semijoias consignadas é a melhor forma de evitar problemas com a desorganização.

Isso porque, ao fazer isto, você terá um prazo para manter o seu estoque atualizado, sem correr o risco de ficar devendo algum valor para o seu distribuidor.

Estar em contato frequente com o cliente vendedor

Esse é um dos erros mais cometidos pelas pessoas que decidem trabalhar com as semijoias consignadas.

O contato frequente é a maneira de garantir que o seu cliente vendedor irá atender aos seus comunicados quando for necessário, além de permitir que você o conheça melhor.

Quando a pessoa some e dificilmente responde suas mensagens, e-mails e ligações, raramente será alguém de confiança para fazer este tipo de trabalho.

Buscar ajuda profissional

Caso você tenha dificuldades em tomar decisões ou gerir uma empresa, seja ela de atacado ou varejo, é possível contar com auxílio profissional.

Neste caso, ter a ajuda do SEBRAE da sua região vai fazer toda a diferença no longo prazo junto às semijoias consignadas. 

 

Dicas para conseguir vender mais semijoias consignadas

Existem alguns métodos que podem ser usados no momento de vender mais semijoias consignadas na sua loja.

A grande maioria deles irá apresentar bons resultados para o seu negócio, no entanto, é preciso experimentar cada uma das técnicas para que você encontre as melhores para o caso da sua loja.

Trabalhe o marketing digital do negócio

O marketing digital é uma das formas mais eficazes de aumentar a visibilidade de um empreendimento hoje em dia.

Usá-lo para aumentar as suas vendas das semijoias consignadas pode ser um grande passo até mesmo para conquistar um público maior para qualquer tipo de peça que você venha a vender, como no caso das datas comemorativas.

Treine as vendedoras para o mercado de consignados

Nem todas as pessoas estão prontas para participar do mercado de peças consignadas, mesmo que tenham muitos anos de experiência em vendas.

Portanto, é muito importante treinar os seus vendedores para que eles desenvolvam as técnicas necessárias para atender a este tipo de demanda e trazer resultados para a sua empresa.

Esteja atento às necessidades dos clientes

A necessidade dos seus clientes deve ser sempre o fator que mais influencia na escolha das semijoias consignadas que você irá revender.

Isso porque quando você oferece aquilo que as pessoas estão buscando, o seu lucro será muito maior e ainda conquistará muitos consumidores.

Portanto, sempre esteja atento ao que o seu público deseja comprar e quais as peças que mais combinam com o seu gosto.

Invista na rotatividade de estoque para os melhores clientes

Você sempre terá os clientes que apresentarão mais resultados e serão mais comprometidos ao revender semijoias consignadas.

Trabalhe bem essas pessoas e conte com uma rotatividade em seu estoque para que ele possa sempre apresentar acessórios novos aos consumidores e continuarem a trazer muito lucro para a sua loja.

 

Quando vale a pena trabalhar com semijoias consignadas?

Agora que você já conhece mais sobre as semijoias consignadas, deve estar se perguntando sobre o momento em que vale a pena trabalhar com essas peças.

Para ter essa resposta, é muito importante que você tenha em mente qual é o estilo do seu negócio, pois, apesar de se tratar de um universo bastante lucrativo, podem existir barreiras que venham a atrapalhar o seu desempenho neste tipo de segmento.

Então, é muito importante avaliar todos os setores que envolvem as vendas desses acessórios, para que você possa ter uma ideia de quais versões oferecer para os seus clientes.

Com isso, você poderá ver que ao trabalhar de maneira adequada, o mercado de semijoias consignadas poderá oferecer diversos benefícios para o seu negócio.

Deixe seu comentário