Se você já se perguntou como criar uma marca de semijoias e achou que a ideia era complicada de colocar em prática, vai se surpreender ao saber que pode ser mais simples do que imagina.
A proposta de ter uma marca exclusiva de semijoias pode, inclusive, te proporcionar um diferencial de mercado, que o fará se destacar dos concorrentes e conquistar ainda mais público.
Para quem está empreendendo na área ou tem interesse em começar, saber como criar uma marca de semijoias própria e especial pode ser a oportunidade que vem buscando.
Para te ajudar com a ideia, nós organizamos um guia com 9 passos para colocar essa proposta em prática. Confira!
Por que investir em uma marca de semijoias?
Quando se estuda um pouco sobre marketing, o conceito da marca sempre se sobressai. Isso porque, é a partir dela que você terá a oportunidade de estruturar toda a sua empresa.
Desde a maneira como conversará com o seu público, até a embalagem que utilizará para guardar as suas peças, tudo isso está relacionado com a marca do negócio.
A definição de marca pode ser compreendida como a reunião de símbolos e ações que determinam as práticas de uma certa empresa.
Quando você decide criar a sua própria, portanto, estará empregando exclusividade em seu negócio. Isso significa que nenhuma outra empresa de semijoias será igual a sua.
Isso abre espaço para que você crie uma infinidade de ações que servirão para encantar, atrair e fidelizar o seu público. Consequentemente, proporcionará diversas oportunidades de venda.
Maior lucratividade, peças exclusivas, mais credibilidade, são efeitos que uma marca própria pode oferecer, além de poder participar de feiras e, ainda, distribuir seus produtos para revendedores.
Como criar uma marca de semijoias na prática?
Entender como criar uma marca de semijoias exige que você se dedique, principalmente, em compreender as ações estratégicas de uma empresa.
Inclusive, o portal Exame destaca que essa é uma das maneiras mais eficientes de garantir credibilidade no mercado.
Por isso, será necessário realizar algumas ações práticas, que são fundamentais não apenas para formalizar o seu negócio, mas também para torná-lo assertivo diante do público.
Veja só quais são os 9 principais passos de como criar uma marca de semijoias que terá apelo e despertará interesse:
Tenha um CNPJ
O primeiro passo para quem deseja ter uma marca própria de semijoias, é formalizar a sua empresa.
Ter um CNPJ garante que o seu trabalho é credibilizado e isso te permite ter acesso à condições especiais, como na obtenção de linhas de crédito, por exemplo.
No entanto, a principal importância de se ter um CNPJ, para quem deseja desenvolver uma marca exclusiva de acessórios, é poder adquirir essas peças diretamente com fornecedores atacadistas.
Esses estabelecimentos exigem que se tenha uma empresa aberta para disponibilizar os itens com valores especiais.
Entenda o mercado
O segundo passo para que você tenha maiores chances de sucesso em sua empreitada empresarial, é entender o seu mercado.
O segmento de semijoias, acessórios e moda é altamente lucrativo, mas também é muito concorrido.
Por isso, é muito importante que você verifique quais são os anseios do seu público, a fim de criar um portfólio que possa atender às suas necessidades.
Invista em peças atemporais
Para iniciar, é interessante que o seu primeiro investimento seja o mais assertivo possível e que traga o máximo em retorno.
Então, a escolha ideal é adquirir peças que sejam atemporais. São modelos clássicos, que nunca saem de moda e que sempre são buscados pelos clientes.
Anéis solitários, pontos de luz e brincos de argola são exemplos de peças que são consideradas atemporais.
Tenha um planejamento financeiro
Partindo para a gestão do seu empreendimento, quando você se decidir por criar uma empresa, é fundamental fazer um planejamento financeiro.
Esse é um documento onde você irá descrever quais são os seus objetivos e identificar de que maneira poderá conquistá-los.
Um bom planejamento tem o efeito de orientação e poderá norteá-lo nas práticas mais inteligentes para o seu negócio.
Conte com bons fornecedores
Para que a sua loja de semijoias desperte interesse no público, você precisará ter boas peças, com qualidade, beleza e preço competitivo.
Para tanto, será necessário um fornecedor de confiança, que te oferecerá os itens com essas características.
Empresas como a Franco Galvânica, por exemplo, ainda disponibilizam a oportunidade de adquirir peças em consignado, o que pode ser uma ótima maneira de iniciar o seu negócio.
Tenha uma identidade visual própria
A marca de uma empresa está diretamente ligada à identidade visual da mesma. Essa identidade é a maneira como o público vai reconhecer as suas peças e associá-las à sua marca.
Para tanto, você pode contar com um profissional de marketing, que irá ajudá-lo a desenvolver essa identidade e aplicá-la em diferentes aspectos da empresa, como as embalagens, por exemplo.
Desenvolva um plano de negócios
Com o planejamento financeiro, o plano de negócios também é uma base sólida na qual a sua empresa precisa se apoiar.
Ele vai definir quais serão as ações a serem tomadas, diante de uma previsão de mercado e com a expectativa de crescimento do negócio.
Invista no mercado digital
O setor de semijoias é muito favorecido pelas vendas online. Por isso, invista na criação de canais digitais, que servirão para te aproximar dos clientes e divulgar as suas peças.
Crie perfis em redes sociais, listas de transmissão, grupos em apps como WhatsApp e Telegram, além das próprias lojas virtuais, que oferecem a oportunidade do e-commerce.
Faça um marketing estratégico
Por fim, não deixe o marketing e a propaganda de lado. Essa é uma das dicas mais importantes para impulsionar as suas vendas e aumentar a carteira de clientes.
O marketing online, como dito, pode ser um caminho de menor custo para você se manter em contato com o público e divulgar as suas peças.
Criar uma marca de semijoias oferece credibilidade no ramo?
Uma das maiores vantagens de saber como criar uma marca de semijoias, é entender que isso poderá colocá-lo em destaque diante do mercado.
Isso porque, o público identifica marcas próprias como empresas de maior credibilidade. Logo, entendem que há mais confiabilidade na aquisição de peças e, também, mais qualidade nas semijoias.
Vale a pena criar uma marca de semijoias?
Se você quer inovar e oferecer um produto que seja único no mercado, vale a pena criar uma marca de semijoias.
Ter bons produtos, de qualidade, com beleza e com o nome da sua empresa, pode ajudá-lo a atrair ainda mais público.
Por isso, se pretende empreender nos próximos anos, considere esse modelo de negócios. O setor dos acessórios e semijoias promete estar aquecido em 2023 e esse pode ser o momento que está esperando para prosperar.