Descubra agora 7 dicas de pós-venda para revendedoras! - Franco Galvânica

Fazer um pós-venda de qualidade é o segredo para concluir uma venda com chave de ouro e garantir destaque no mercado, além, é claro, da possibilidade de fidelizar clientes. Mas será que você sabe como fazer isso? Para algumas pessoas, pode parecer bem óbvio, mas não são todas que sabem como manter esse contato. Por isso, neste post, falaremos de algumas importantes dicas de pós-venda para revendedoras.

O pós-venda diz respeito a todos aqueles processos que acontecem após o ato de vender, como o envio de um cupom de compras, o contato por e-mail, descontos, entre outros. O relacionamento com o cliente precisa estar sempre presente em todas as etapas de um negócio.

O cliente bem atendido passa a adquirir os produtos da marca e ainda pode atuar como divulgador, aumentando a visibilidade do negócio. Então, para que você consiga fidelizá-los, confira as dicas de pós-venda a seguir. Boa leitura!

1. Mantenha a agenda atualizada

Antes de qualquer coisa, é extremamente relevante que você tenha uma agenda e que a mantenha sempre atualizada com os nomes e contatos de cada cliente. Pode ser um aplicativo, um caderno ou sites que auxiliem você a ter esses dados em mãos, sempre que for necessário.

Nessa agenda, você terá a oportunidade de controlar os meios de contato com os seus clientes, anotar algumas datas relacionadas a ele e à periodicidade das compras. O motivo de ter uma agenda sempre atualizada é bem simples: facilidade para manter um relacionamento com os clientes.

2. Entre em contato em datas especiais

Os clientes são pessoas comuns que têm sentimentos. As revendedoras que entrarem em contato com os seus consumidores em datas especiais, como aniversário, vão revelar a sua preocupação não apenas com a venda, mas também com a felicidade e o bem-estar dessas pessoas.

Então, aproveite as datas comemorativas para conceder promoções, presentes e descontos exclusivos para essas ocasiões. Caso você não tenha muitos recursos para promover ações de marketing, lembre-se de que uma simples mensagem de feliz aniversário já consegue surtir ótimos resultados, uma vez que ajuda a humanizar a sua marca e aproximá-la do consumidor.

3. Mantenha contato enviando novidades

Outra técnica de pós-venda para as revendedoras é apostar no envio de novidades por mensagem. Mas não se esqueça de que não é interessante enviar mensagens a cada pequena renovação do seu estoque. O excesso de envios também pode ser bastante negativo, podendo espantar o cliente. Atente-se também ao horário para fazer os envios.

Tenha muita cautela e, para os clientes que dão um retorno positivo, priorize as mensagens com as novidades. Manter contato com os clientes demonstra um cuidado que vai muito além do “apenas fazer uma venda”.

4. Dê retorno rápido ao cliente

O retorno aos clientes é imprescindível. Mas não vai adiantar muito se você demorar dias para responder a uma pergunta. O fundamental é que ele tenha a sua reclamação ou pedido atendidos quase imediatamente.

Portanto, é importante que a revendedora se mantenha atenta aos seus e-mails, telefone e redes sociais para responder aos clientes com agilidade. Caso não tenha a resposta no momento, estipule um prazo para solucionar o problema.

Há diferentes formas de não deixar o consumidor no vácuo. A mais simples delas é manter uma linha telefônica sempre disponível — uma estratégia usada pelos profissionais autônomos, por exemplo. Seja WhatsApp, e-mail, ligação, seja redes sociais, o retorno deve ser sempre rápido e urgente.

5. Ofereça descontos para futuras compras

Quem não adora descontos, não é mesmo? Uma das formas mais eficientes de engajar os clientes no pós-venda é oferecendo promoções exclusivas e descontos. Para que você consiga mais resultados, uma dica é fazer campanhas para clientes que consumiram produtos da marca ou que já demonstraram interesse, como oferecer cupons para aqueles que visitam a página pela primeira vez.

Caso um cliente já tenha comprado com você inúmeras vezes, é fundamental mostrar o reconhecimento e reforçar o laço. Para tanto, ofereça pequenos descontos nas próximas compras ou disponibilize formas diferenciadas de pagamento, por exemplo.

Outra técnica muito produtiva, relacionada ao desconto, é o cartão fidelidade. Logo, a revendedora pode fazer um cartão que, a cada nova compra de produtos, vai permitir um acúmulo de pontos. Após preencher a cartela, o cliente pode ganhar um produto ou um desconto especial. Além de ser uma maneira de manter contato, é também uma forma de fidelizar a clientela.

6. Envie conteúdo relevante para o consumidor

Enviar conteúdos que serão úteis para o cliente e com determinada frequência vai reforçar a sua autoridade no assunto, mostrando que o seu negócio pode solucionar problemas que ele enfrenta.

Isso é muito importante, já que, quando o comprador estiver preparado para fazer novas compras, ele vai se lembrar de que a empresa manteve contato com ele sem pedir nada em troca.

7. Peça feedback do comprador

Esse conceito de feedback é bastante simples, trata-se da reação a determinado estímulo. O cliente, quando questionado sobre a sua experiência com o produto adquirido, oferece uma opinião, que precisa ser considerada pela revendedora. Tal feedback vai servir como referência para analisar a utilidade do produto, o custo-benefício, o grau de satisfação e muito mais.

Uma excelente ideia é entrar em contato com os clientes após uma semana da compra e perguntar o que acharam da experiência, se tiveram algum problema no uso ou alguma dúvida. Vale deixar clara a importância de considerar essas respostas e opiniões oferecidas pelos clientes no momento de pensar em novos produtos e melhorias daqueles que já existem.

Como você pode ter notado, um cliente bem cativado e nutrido pode voltar a consumir produtos, além de ser um divulgador da marca para amigos e familiares, melhorando, portanto, a imagem da revendedora.

Após aplicar essas 7 dicas de pós-venda para revendedoras, acreditamos que você vai encantar os seus clientes. Por isso, jamais deixe de fazer um bom atendimento após as vendas, pois é essencial para fidelizar e encantar os consumidores. Além disso, seus gastos com aquisição de novos clientes serão otimizados. O pós-venda é, então, uma vantagem tanto para aqueles que consomem os produtos quanto para o negócio.

E aí, o que achou deste post sobre dicas de pós-venda para revendedoras? Gostou? Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Deixe seu comentário