A garantia de semijoias é uma das assistências mais importantes que a sua loja pode oferecer para os clientes.
Com esse serviço, é possível trazer mais tranquilidade para o comprador, além de consolidar sua marca de maneira profissional no mercado.
No entanto, antes de adotar essa assistência como um diferencial na sua marca, é importante saber como ela funciona e quais os primeiros passos para implementar.
Confira essas e outras informações no conteúdo que preparamos, e saiba como adotar uma garantia de semijoias eficiente na sua loja.
O que é garantia de semijoias?
A garantia de semijoias é o compromisso que o fabricante ou vendedor assume durante determinado período após a negociação, assegurando a manutenção da qualidade da peça para o cliente.
Nesse prazo, o responsável pela venda atende o comprador se ele relatar defeitos, problemas de revestimento ou outro tipo de insatisfação relacionada à mercadoria.
Alguns vendedores também podem oferecer garantias contra a mudança de cor ou descoloração do banho ao longo do tempo, desde que o cliente siga as instruções de cuidados com a semijoia.
Além disso, essa cobertura depende diretamente das condições impostas pelo vendedor e das regras de manutenção, podendo variar em termos de tempo ou serviço.
Qual a importância da garantia de semijoias?
A garantia de semijoias é uma manutenção que traz mais segurança para o cliente, sabendo que ele poderá contar com atendimento especializado se algo acontecer com a peça. Na prática, isso gera mais confiança com o público e, consequentemente, fidelização.
Além disso, é uma maneira de certificar a qualidade das peças que você oferece, consolidando a imagem da sua marca no mercado. Vendedores que possuem garantia confirmam a oferta que possuem e atendem eventuais problemas.
Como funciona a garantia para semijoias?
A garantia para semijoias funciona a partir das regras definidas pelo vendedor ou pela loja. Geralmente, toda compra acompanha esse serviço por, no mínimo, 90 dias, permitindo que o cliente possa procurar o especialista se algo acontecer.
Ainda, é comum que o acessório possua um comprovante de compra ou um papel que assegure a assistência. É importante que o cliente não perca esse papel, caso precise do atendimento.
Quando o prazo se encerra, o vendedor deixa de ter responsabilidade legal para com o cliente e com a semijoia.
Quais os tipos de garantia de semijoias?
Atualmente, existem três tipos diferentes de garantia de semijoias, a depender do formato escolhido pelo vendedor.
Inicialmente, os clientes contam com a Garantia Legal, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que atende todos os tipos de bens de consumo conforme sua função e durabilidade. Nesse caso, as semijoias estão na classificação de bens semiduráveis, obtendo 90 dias de garantia a partir da data da compra, independente do fabricante disponibilizar a garantia ou não.
Enquanto isso, também existe a garantia contratual, uma oferta gratuita do vendedor, que se estende após os 90 dias propostos pelo CDC.
Ainda, é possível contar com a garantia estendida, um tempo extra de atendimento que o fabricante pode, ou não, fornecer. Além disso, é comum que essa assistência fique disponível mediante pagamento.
Quais os benefícios de ter garantia para semijoias?
Trabalhar com garantia de semijoias traz diversos benefícios para o vendedor e para a marca. Confira alguns dos pontos mais positivos:
Maior tranquilidade
O vendedor que trabalha com garantia de semijoias possui maior tranquilidade no dia a dia, sabendo que o cliente terá uma segurança se algo der errado com a peça.
Dessa maneira, não será necessário se preocupar com os próximos passos se a peça apresentar defeitos ou não atender as expectativas.
Essa tranquilidade também permite que o vendedor consiga planejar sua rotina e oferecer um atendimento de qualidade ao cliente.
Suporte especializado
Ainda, vale a pena mencionar que a garantia de semijoias também oferece suporte especializado para o cliente. Isso significa que a mesma empresa, fabricante ou vendedor, atende problemas ou danos nas peças, sem a necessidade de buscar outro profissional.
Essa oferta traz uma imagem mais positiva para a marca, além de oferecer ao cliente um conjunto completo de serviços.
Peças com qualidade certificada
Se a semijoia apresentar algum problema, o vendedor conseguirá corrigir e contornar a situação com peças de qualidade certificada, provenientes do mesmo fornecedor e do mesmo processo de fabricação.
Isso agrega maior valor para a marca, além do cliente ter a segurança de que seus acessórios serão arrumados por um profissional com o mesmo nível de qualidade.
Como montar uma garantia de semijoias no seu negócio?
Se você deseja trabalhar com garantia de semijoias no seu negócio, existem alguns passos iniciais que vale a pena implementar. Confira:
Defina o prazo de validade
Para começar, defina o prazo de validade para a sua garantia de semijoias, além do período obrigatório definido pelo CDC.
Cada vendedor pode escolher um limite de assistência, mas é importante ter esse prazo bem definido durante suas vendas, para o cliente não ter dúvidas.
Escolha as coberturas
Em seguida, é importante definir quais as coberturas da sua garantia. Em outras palavras, quais os danos que serão atendidos por essa assistência.
Geralmente, os vendedores e fabricantes cobrem adversidades na peça, como fechos ou correntes, além de problemas com o banho ou cor do acessório, por exemplo. Seja qual for a extensão do serviço, informe claramente para o público.
Monte seu Certificado de Garantia
O Certificado de Garantia é uma etiqueta onde o cliente consegue ver todas as informações para usar a assistência quando necessário.
Por isso, é importante montar um documento personalizado para a sua marca, e deixá-lo visível para todos os compradores nas peças e nas informações da loja.
Além disso, após realizar uma venda, esse certificado acompanhará os itens do cliente, para que ele acione a proteção quando necessário.
Divulgue a garantia da sua loja
Ainda, é fundamental divulgar a garantia de semijoias da sua loja, informando todas as regras de maneira transparente, para os clientes saberem como funciona o serviço e como acionar, se necessário.
Caso contrário, o cliente terá dúvidas sobre a manutenção, prejudicando a experiência do comprador e o conserto da peça.
Vale a pena ter um certificado de garantia de semijoias?
Vale a pena trabalhar com certificado de garantia de semijoias, especialmente para consolidar sua marca como profissional no mercado e fidelizar os clientes.
Com normas bem definidas de assistência, o público sentirá mais confiança para comprar na sua loja, além de ter uma orientação especializada quando necessário.
Por isso, vale a pena oferecer a garantia de semijoias na sua marca, e também procurar empresas de galvanoplastia que ofereçam um certificado, como a Franco Galvânica. Conheça nossos serviços e assistências, e tenha mais confiança ao montar seu catálogo.