Live commerce para semijoias: O que é e como fazer a sua!

A live commerce para semijoias é uma nova opção que pode proporcionar ao cliente uma experiência inovadora de compra, além de trazer vantagens para o seu negócio.

Com essa modalidade de vendas, é possível oferecer alternativas criativas para o público que deseja conhecer as suas peças, além da interação ao vivo com vendedores e influenciadores, que podem agregar mais ao negócio.

Ainda, a possibilidade de fechar uma venda via transmissão também revolucionou o mercado online, inclusive para esse segmento.

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre a live commerce para semijoias, e conferir algumas dicas de como fazer esse evento no seu empreendimento.

 

O que é uma live commerce?

A live commerce é uma estratégia digital que, por meio de um streaming de lives, proporciona interação real da marca com o seu público. 

Mais do que um sistema de compra online, trata-se de um “comércio ao vivo”, onde o vendedor ou influenciador da marca irá promover seus produtos, além de consolidar sua marca de maneira virtual.

Embora a modalidade tenha surgido na China, um dos grandes motivadores do desenvolvimento da live commerce no ocidente foi o COVID-19.

Isso porque as novas necessidades promoveram a necessidade de tendências que acompanhassem o mercado.

Além disso, os influenciadores também tiveram participação no crescimento de live commerce para semijoias, uma vez que as características dessa modalidade de vendas combina com o perfil desse público, ajudando na divulgação espontânea e estratégica dos produtos.

 

Qual a importância da live commerce para semijoias?

No caso das semijoias, trata-se de um produto majoritariamente visual, que chama a atenção do público, em um primeiro momento, pelas suas características físicas.

Dessa forma, unir isso a uma ação como o live commerce potencializa as chances de conquistar possíveis clientes de maneira também visual.

Além disso, a live commerce para semijoias também trabalha o impulso de compra dos consumidores que a acompanham, por meio de chamadas atrativas, unidas à exibição das peças ao vivo.

Com esse formato, o vendedor também pode trabalhar melhor a movimentação do seu estoque, substituindo coleções antigas sem ter prejuízos.

Por fim, vale a pena reforçar que o comércio ao vivo de semijoias também permite a comunicação em massa com os clientes, atingindo um grande público em uma única ação, com menos custos.

 

Por que fazer uma live commerce para semijoias?

Agora, você pode estar se perguntando porque deve promover uma live commerce para semijoias para o seu negócio. 

Nesse caso, vale a pena conferir alguns dos motivos que podem influenciar a sua decisão, com benefícios que se destacam nesse formato de vendas. Confira mais detalhes sobre os principais:

Engajamento da audiência nas redes sociais

Acompanhar o engajamento da sua marca nas redes é fundamental, e o live commerce para semijoias para promover uma ação positiva para isso, aumentando sua visibilidade e o faturamento.

De acordo com estudos realizados pela Dell Technologies, apenas 6% das empresas brasileiras atuam com 100% de digitalização dos seus processos. 

Isso significa que a grande maioria dos empreendimentos ainda não contam com as tecnologias do dia a dia para atingir a sua audiência.

Assim, ações desse tipo podem atrair mais os seguidores, aproximando não apenas o produto, mas o propósito da marca e seus objetivos para com os seguidores das redes sociais. 

 

Leia mais: Conheça os principais processos de galvanoplastia em uma semijoia. 

Investimento em plataformas multimídias

Além disso, o live commerce de semijoias é uma forma atrativa de investimento em plataformas multimídias, pois promove não só o seu produto, como também incentiva diretamente ações de empreendedorismo e expansão do seu negócio.   

Ao conectar-se com essa realidade virtual, a sua marca passa a atingir outros públicos, podendo impactar outras pessoas que podem se tornar futuros clientes. 

E isso deve ser feito em conjunto com diversas estratégias, em mais de uma plataforma.

Por isso, adotar o live commerce é um benefício para expandir a sua atuação em diferentes meios, e refletir na experiência de compra do seu cliente. 

Reconhecimento de marca

Ações digitais que permitem maior interação com o público tendem a promover o reconhecimento da marca. 

Dessa forma, campanhas de comércio ao vivo podem despertar o interesse das pessoas e de clientes em potencial, sendo um bom ponto de partida para que empresas de pequeno e médio porte se tornem mais conhecidas.

Ainda, é um formato inovador e criativo, que faz com que mais públicos conheçam o seu negócio.

Oportunidade de apresentar os melhores produtos

A oportunidade para expor ainda mais os seus melhores produtos pode ser alcançar com a live commerce para semijoias.

Essa ação pode fazer toda a diferença para a vitrine de produtos. No entanto, existem algumas dicas que ajudam nesse quesito, como:

  1. Descreva bem os produtos;
  2. Escolha peças atraentes para a transmissão;
  3. Promova promoções na live para seguidores;
  4. Conheça as tendências;
  5. Trabalhe bem na exibição;

Além disso, não se esqueça de verificar o estoque antes da live commerce para semijoias, para não promover uma experiência negativa para os clientes, e considere, também, criar uma experiência positiva na entrega. 

Leia também: Social commerce: O que é e como trabalhar com ele na sua loja de semijoias?

Desenvolver campanhas de vendas estratégicas

Com o live commerce para semijoias, é possível desenvolver campanhas de vendas que aconteçam de forma estratégica, trabalhando a visão e o propósito do seu negócio.

Com esse formato, é possível elaborar ações mais assertivas, elaboradas para incentivar ainda mais o seguidor a realizar a compra. 

No entanto, é importante se atentar para alguns pontos que devem ser trabalhados nas campanhas de comércio ao vivo. Elas precisam ter uma chamada que incentive a presença dos seguidores, e atuar como uma ação promocional.

Além disso, é importante focar na atração dos clientes e na elevação dos ganhos a curto prazo. Isso porque o live commerce é um formato mais imediato, e precisa ter essas características para aumentar as chances de sucesso.

Contudo, seguindo esses pontos, é possível ter uma campanha ainda mais estratégica para o seu negócio.

 

Como desenvolver uma live commerce para semijoias?

Agora que você já conhece a importância da live commerce para semijoias, é hora de entender como essa ação funciona. 

Para que uma campanha tenha bons resultados, é necessário planejamento, e não seria diferente com a live commerce para semijoias. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a montar o seu comércio ao vivo de maneira mais elaborada e assertiva:

1. Conheça bem o seu público-alvo.

Saber quem você deseja atingir com a sua comunicação faz toda a diferença. Inclusive, o próprio aplicativo do Instagram possui métricas que poderão te guiar nesse estudo do seu verdadeiro público alvo. 

Assim, é recomendável conhecer o seu público alvo, para ter mais retorno nas ações realizadas. 

2. Prepare o seu estoque e separe por coleções.

Além disso, o live commerce para semijoias é uma ótima oportunidade para disponibilizar seus produtos para os seguidores, com melhores chances de compras e condições de negociação.

No entanto, é fundamental preparar o seu estoque para isso, além de ter uma organização por coleções. Assim, ficará mais fácil a visualização por parte do seu seguidor, além de agilizar as etapas de finalização para você.

3. Esteja familiarizado com as plataformas usadas.

Enquanto isso, antes de definir mais detalhes sobre a live commerce para semijoias, é fundamental estudar sobre qual será a plataforma usada para a realização da transmissão. 

Afinal, conhecer essa ferramenta poderá possibilitar um melhor manuseio da mesma e, claro, evitar eventuais problemas. 

4. Elabore um roteiro bem definido. Isso vai fazer toda a diferença.

O planejamento é um dos elementos mais importantes para a organização da sua live commerce para semijoias.

Isso porque ele permite um maior controle da campanha, além de torná-la mais profissional.

Por isso, busque definir a ordem de apresentação das peças, se será cronológica ou não, por exemplo. Em seguida, determine quando cada pessoa que estiver na live irá falar. E, por fim, não esqueça de definir o tempo de cada fala.   

5. Ofereça promoções e condições exclusivas para as peças que estarão online.

Vale a pena aproveitar o live commerce para lançar novidades e compartilhar promoções. Essa oportunidade pode atrair mais clientes, além de movimentar o seu estoque.

Outras condições especiais, como descontos e negociações exclusivas, também pode ser uma boa dica durante o comércio ao vivo, incentivando as compras.

6. Prepare as pessoas com contagem regressiva nas redes sociais.

Uma das recomendações para desenvolver uma boa live commerce para semijoias é criar expectativa. Isso pode fazer toda a diferença na sua divulgação, além de instigar o público.

Assim, procura causar esse sentimento no seu público, e depois converta em leads mais qualificados. Essa é uma das chaves para atrair cada vez mais pessoas para a sua campanha.

Conheça seu público alvo

Claro, antes de elaborar qualquer ação estratégica, é fundamental conhecer o seu público alvo, já que a forma com que você irá se comunicar será o grande diferencial.

Por isso, este passo é extremamente importante antes de uma live commerce, permitindo uma melhor definição do tom de voz, tipo de promoção e até mesmo ações de marketing e vendas. 

Escolha os produtos ideais

Enquanto isso, escolher os produtos ideias é indicado para que a live commerce para semijoias dê certo, uma vez que a escolha dos produtos vai afetar diretamente nos processos de compra e comunicação. 

Por isso, esteja atento às tendências e às necessidades do seu público alvo para produzir um conteúdo estratégico com base nas escolhas mais indicadas para aquele momento e para aquele formato de vendas.

Planeje uma promoção estratégica

As promoções são um recurso de vendas bastante popular, e elaborar ações assertivas nesse sentido pode contribuir para o sucesso da sua live commerce para semijoias. 

Dessa forma, vale a pena definir as promoções do seu comércio ao vivo com base no seu público alvo, nas condições de pagamento e produtos disponíveis.

Invista na divulgação com influenciadores

Por fim, influenciadores de relevância podem ser um elemento diferencial na construção da sua live commerce.

Isso porque a visibilidade desses perfis podem ajudar na sua transmissão e no alcance da campanha.

Além de já possuir familiaridade com o público, eles também são capazes de induzir o seguidor que está online a comprar.

Assim, vale a pena considerar parcerias com influenciadores para a sua ação online.

 

Principais dúvidas sobre o live commerce para semijoias

Por fim, é comum que existam algumas dúvidas surjam quando o assunto é live commerce para semijoias. Confira as principais a seguir:

1. Como comprar durante uma live commerce para semijoias?

Bom, usando um aplicativo, é possível comprar em uma live commerce para semijoias fazendo o cadastro completo no site. 

Dessa forma, o próprio aplicativo irá conectar o seguidor com o parceiro, ou seja, a marca que está realizando a  live commerce. 

Com isso, o processo se torna seguro, rápido e prático! 

2. Como realizar uma live commerce para semijoias?

É possível realizar uma live commerce para semijoias por meio de um dos apps que iremos disponibilizar ainda nesse texto. 

A oportunidade vai fazer com que clientes e seguidores efetuem compras dos seus produtos, além de auxiliar no engajamento e captação de novos leads. 

3. Como vender ao vivo em uma live commerce para semijoias? 

Simples e fácil. A internet possibilita, hoje em dia, inúmeras atrações e facilidades, uma delas é a live commerce para semijoias. 

Acesse um dos apps, que iremos informar ainda nesse texto, e realize a sua live commerce online. 

4. Qual a melhor plataforma para fazer live commerce para semijoias?

Existem diversas plataformas indicadas para realizar uma live commerce para semijoias. É importante que você avalie qual combina melhor com o seu perfil. 

No entanto, vale a pena conhecer alguns nomes populares, como:

  1. Stream Shop;
  2. Youtube
  3. Instagram 
  4. Alive.haus
  5. Mimo

No entanto, é recomendável conhecer cada uma e suas funcionalidades, para determinar a melhor opção para você.

5. É possível captar leads ao vivo com uma live para semijoias?

Um dos principais objetivos da campanha, depois de promover o engajamento das redes sociais, é captar leads ao vivo por meio da live commerce para semijoias. 

Dessa forma, é viável realizar essa atração durante a transmissão ao vivo, já que esta será uma ação de canal aberto entre a marca e o seu seguidor. Logo, existem boas oportunidades dos leads se tornarem clientes durante a exibição.

 

Vale a pena realizar uma live commerce para semijoias?

Com diversos benefícios para a empresa, vale a pena considerar a realização de uma live commerce para semijoias no seu negócio.

Essa ação traz engajamento para a marca, sendo um canal aberto de comunicação com seu público, além de captar leads durante a transmissão ao vivo. 

Além disso, para o seu posicionamento, as lives podem ser um diferencial, especialmente em um cenário competitivo como as redes, ajudando na divulgação de produtos e serviços.  

Por esse motivo, é interessante incluir a live commerce para semijoias nos planos de comunicação da sua empresa. 

Experimente utilizar a live commerce para o seu negócio, e conheça outras soluções para a sua empresa com nossos conteúdos exclusivos!

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