Semijoias personalizadas: Veja porque investir nessas peças!

As semijoias personalizadas estão em alta no mercado e atraem clientes que buscam acessórios únicos e exclusivos. Afinal, são ideais para lojas que desejam ter um diferencial no segmento.

Oferecer o serviço de personalização dá margem para o lojista criar sua própria marca, ou ainda, trabalhar sob encomenda. Em diferentes casos, pode aumentara o valor de sua entrega pela exclusividade.

No entanto, mesmo com habilidades ou desejo de criar uma coleção nova, muitos vendedores podem ter dúvidas sobre como iniciar esse processo.

Por isso, confira quais acessórios podem ser personalizados e qual o processo para realizar o serviço. Além disso, veja as vantagens que pode conquistar em sua loja ao atender essa demanda.

 

O que são semijoias personalizadas?

As semijoias personalizadas são peças únicas, um pedido exclusivo feito por um cliente ou uma criação da loja. 

Então, abrange uma série de opções, formatos e até mesmo acabamentos, com banhos e pedrarias diferentes.

Diversos modelos se popularizam nos últimos anos, como as semijoias pet. Afinal, o cliente solicita a personalização da peça para lembrar de seu animal de estimação, seja a letra inicial do nome ou até mesmo um pingente feito com alguns pelos. 

Como esse exemplo, outros formatos de semijoias personalizadas transmitem a sensação de exclusividade ao seu cliente. Assim, também aumenta seu valor no mercado.

 

Quais semijoias podem ser personalizadas?

Diversos tipos de semijoias podem ser personalizadas e se tornarem ainda mais únicas para os clientes. 

Afinal, a partir do pedido de um cliente, ou ainda, a empresa pode criar uma coleção com peças únicas. 

Veja alguns modelos que podem seguir essa linha de fabricação e diversificar o seu catálogo:

Anéis

Muitos acreditam que os anéis sejam semijoias difíceis de personalizar, mas existe essa possibilidade.

Algumas opções para customizar a peça é o banho de ouro ou prata, bem como incrementar com uma pedra à escolha do cliente.

Dependendo da qualidade do material é possível criar novas formas para o anel, por exemplo, deixá-lo mais achatado ou mais fino. Ou seja, pode tornar a peça única e com diferenciais para agradar seu público.

Colares

Com a grande variedade de pingentes disponíveis, os colares são semijoias personalizadas fáceis de encontrar no mercado. Ainda, também podem ser populares entre os clientes e, por isso, vale a pena apostar neles.

Existem diversos exemplos que podem inspirá-lo, como o colar de profissões, que possui um pingente que demonstra a área de atuação do cliente. 

Outras alternativas comuns são colares que representam a família ou com a inicial do nome de alguém importante.

Uma dica para os lojistas que vão apostar nessa semijoia personalizada é ter à disposição do cliente várias opções de pingentes e pedras. Assim, eles poderão montar com a empresa uma peça única e exclusiva.

Pulseiras

As pulseiras são bons exemplos de semijoias personalizadas e também ganham destaque nesse mercado. 

O cliente pode optar pelo processo de galvanização na peça, bem como, adicionar pingentes que representam momentos importantes em sua vida. Alguns dos mais comuns são:

  • Corações;
  • Berloques de países que o cliente conheceu;
  • Pets;
  • Crianças para representar os filhos;
  • Berloques de profissões.

Assim como os colares, é interessante ter símbolos disponíveis para o cliente personalizar. Inclusive, a empresa pode cobrar conforme os itens adicionados nesse processo.

Brincos

Outra semijoia personalizada que pode garantir muitas vendas em sua empresa é os brincos em geral. 

Em especial, se destacam os modelos mais chamativos usados em momentos únicos, como um casamento ou formatura.

Nesse caso, o lojista pode personalizar o formato da peça, adicionar pedras ou pingentes e finalizar com o banho de ouro ou prata.

 

Por que vender semijoias personalizadas?

Vender semijoias personalizadas é uma das tendências do momento, além de ajudar na fidelização do cliente e ser uma boa maneira de atender ao público.

Entenda mais sobre os motivos para oferecer essas peças em sua empresa e entenda como elas podem ajudá-lo a lucrar:

Tendência

Ao acompanhar as tendências de semijoias personalizadas, é possível incentivar o cliente a procurar seus produtos.

Portanto, oferecer acessórios exclusivos demonstra que sua empresa está antenada no mercado, e aumenta as chances de procura.

Fidelização do cliente

A fidelização do cliente também é trabalhada com a semijoia personalizada. Afinal, é um serviço único e exclusivo, que faz com que o consumidor entenda que ele tem valor para sua marca e recebe uma experiência com esse serviço.

Dessa forma, incentiva a manutenção do comprador, além de oferecer peças exclusivas e que combinem com seu perfil.

Rotatividade do estoque

Ainda, vender semijoias personalizadas pode auxiliar na rotatividade do estoque. Isso porque permite usar peças brutas paradas e não teve boa saída para criar itens exclusivos.

Além disso, também possibilita aumentar o ticket médio, por ser uma peça única, mesmo que o modelo não tenha muita saída.

 

Principais etapas para fazer semijoias personalizadas

Existem algumas etapas que ajudam a aprender como fabricar semijoias personalizadas, sendo passos simples. Confira: 

1. Peças brutas

Para criar uma semijoia personalizada é ideal ter como base uma peça bruta, ou seja, que não possui pingente ou pedraria, algo bem simples. Afinal, é mais simples para criar composições ou alterar formatos.

É possível fazer a personalização com semijoias prontas, no entanto, pode dificultar o processo e exige mais experiência. Por isso, comece com modelos brutos.

2. Esboço com o cliente

O segundo passo é esboçar com o cliente o processo de criação de semijoias e qual o resultado esperado. 

A loja pode criar modelos e enviar para a aprovação ou realizar uma entrevista para entender a demanda e criar sob medida.

Não esqueça de aprovar as semijoias personalizadas antes de começar o processo. Dessa forma, evita qualquer insatisfação do cliente.

3. Galvanização

Quando terminar a semijoia personalizada, passe a peça pelo processo de galvanização, ou seja, o banho de metais, como ouro ou prata. 

Com isso, garante mais resistência e durabilidade para a criação, além de oferecer brilho para o acessório, sendo uma etapa essencial da produção.

 

Vale a pena vender semijoias personalizadas?

Optar por ter uma marca de semijoias personalizadas pode gerar mais trabalho, mas também apresenta retornos positivos. Portanto, vale a pena considerar esse nicho, desde que a empresa tenha acessos aos recursos.

Vender as semijoias personalizadas permite cobrar do cliente um valor maior do que em uma peça bruta ou simples. Afinal, ele está pagando por um item exclusivo e criado sob medida. 

No entanto, também exige estar antenado nas tendências e ter uma finalização adequada para as peças.

Por isso, considere esses critérios ao avaliar a possibilidade, mas considere vender modelos personalizados para expandir seu negócio.

Tenha um catálogo de semijoias personalizadas resistentes e de qualidade na sua loja. Conheça a Franco Galvânica e aprimore suas peças.

Leave a Reply