O conceito do Figital vem se tornando cada vez mais popular no mercado empresarial, tornando-se mais uma alternativa responsável por auxiliar no posicionamento das empresas, oferecendo assim, uma nova forma de integração de sistemas.
Essa tendência está unindo duas modalidades distintas de compras, e pode ser a solução que alinha canais digitais e físicos em uma mesma categoria.
No entanto, muitos varejistas podem não conhecer essa novidade, ou não saber como implementá-la em seu negócio.
Por isso, vale a pena entender o que é figital e como usar essa estratégia para obter uma vantagem competitiva para sua loja de semijoias.
O que é figital?
Figital é um modelo de compras e vendas híbrido que possibilita a fusão de canais offline e online. Seu termo vem da união das palavras “físico” e “digital”.
Quando uma marca se propõe a implementar essa solução, ela passa a adotar formas de comunicação online e offline com seus clientes e parceiros. Além disso, também integra todos os processos de venda e pós-venda nesse formato híbrido.
Com o figital, o cliente pode, por exemplo, comprar online e retirar na loja física, ou pesquisar nas redes sociais e finalizar a negociação diretamente na loja. O uso de aplicativos, como as compras pelo Whatsapp, também são parte dessa modalidade.
Esse processo se tornou ainda mais popular após o agravamento da pandemia, junto da maneira como os consumidores passaram a enxergar o mercado e os padrões de compra atuais.
Inclusive, segundo a ABComm, foi observado um aumento de 68% no faturamento do comércio eletrônico ainda no ano de 2020. Isso levou mais de 20 milhões de brasileiros a realizar as suas compras online ainda pela primeira vez, reforçando a importância de migrar para o ambiente virtual.
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Qual a importância do figital para o mercado de semijoias?
Além da inovação, o figital também traz uma série de vantagens para o mercado de semijoias. Confira alguns dos pontos que atestam sua relevância neste nicho:
Expansão da base de clientes
Esse novo conceito permite adaptar os serviços para todos os tipos de clientes, desde aqueles que não se familiarizaram com os canais digitais, até consumidores que optam por essa opção.
Dessa forma, o modelo não apenas atende aos clientes da forma que preferirem, como também atrai novos compradores, sem que exista uma perda da sua base por conta da exclusão de opções mais convencionais de compra.
Otimização da jornada do consumidor
O modelo figital é importante para otimizar a jornada do consumidor em todas as etapas que ele se encontra, além de ser uma ferramenta de avaliação que facilita esse monitoramento.
Além disso, também possibilita um maior conhecimento sobre seu cliente, algo que pode ser traduzido na consolidação de estratégias mais assertivas para a marca.
Reconhecimento
Diversos consumidores que já possuem o hábito de utilizar e-commerce, redes sociais e catálogos online para realizar suas compras passarão a reconhecer o seu negócio no momento em que adotar o modelo digital.
Isso porque esse formato híbrido reforça a imagem profissional da empresa, além de ser inovador e moderno.
Fidelização do cliente
Por fim, o figital é importante para possibilitar uma maior fidelização do cliente, a partir da inovação na qualidade dos processos de venda e atendimento.
Com uma experiência positiva, os consumidores podem voltar a considerar seu negócio no futuro, além de ter um valor agregado.
Como implementar o digital no seu negócio?
A implementação do figital no seu negócio requer alguns passos básicos, uma vez que modifica o modo como o cliente realiza suas compras.
Em um primeiro momento, a adoção desse modelo precisa contemplar algumas práticas, como:
- Ofereça atendimento via chat;
- Avalie o sistema usado;
- Instale o CRM;
- Faça a implementação do seu Catálogo Online;
- Crie conteúdos para todos os seus canais digitais ativos;
- Desenvolva QR Codes estratégicos.
Confira algumas dessas estratégias em detalhes:
Chats humanizados
Falar em chats e obter respostas computadorizadas pode ser uma experiência desagradável para o consumidor. Por isso, invista em ferramentas cada vez mais humanizadas.
Graças à internet, a forma de se comunicar com o consumidor está em constante transformação. Existem diferentes canais, e, em cada um deles, o relacionamento com o cliente deve ser cultivado de uma maneira.
Contudo, para não sacrificar a humanização nesses portais, é importante obter:
- Personalização dos seus canais de comunicação;
- Equipe ativa;
- Estratégias tecnológicas ativadas.
Dessa forma, seu negócio irá oferecer uma experiência de contato humana em qualquer formato.
Investimento no omnichannel
O modelo figital está diretamente ligado à estratégia omnichannel, que vem ganhando cada vez mais adeptos entre os consumidores.
Segundo a pesquisa realizada nos Estados Unidos, feita pelo site CX Today, 9 entre 10 clientes são adeptos ao omnichannel, e preferem interagir com vários canais de comunicação e venda antes finalizar a compra e receber o produto.
Assim, adaptar-se a essas novas tendências e acompanhar as mudanças no perfil do consumidor é importante para não ficar para trás e perder espaço no mercado.
Desenvolvimento de conteúdos
O planejamento deve fazer parte de todas as etapas do digital de uma empresa. Afinal, sem uma estrutura adequada, é difícil produzir conteúdos com qualidade.
Esses materiais precisam atender a um padrão, que depende da organização de temas e, em seguida, da distribuição nos seus devidos canais.
Dessa forma, será possível produzir conteúdos que agreguem valor ao cliente e o incentivem a conhecer mais sobre o seu negócio.
Redes sociais ativas
Ainda, utilizar as redes sociais estratégicas para o seu negócio de semijoias dentro do conceito Figital é muito importante.
Isso porque essas plataformas funcionam como isca para atrair cada vez mais clientes em potencial. As redes sociais de uma empresa devem ter:
- Frequência;
- Relevância;
- Autoridade.
Assim, reforçam sua imagem e presença no mercado, principalmente no meio digital.
Leia também: Social commerce: O que é e como trabalhar com ele na sua loja de semijoias?
Ter plataformas integradas
Por fim, integrar as plataformas é essencial para um bom desenvolvimento das estratégias do figital. Afinal, apesar da relevância de cada portal, eles se complementam e são dependentes.
Em uma rede social, é importante conter informações da empresa dentro e fora da rede, para que o seguidor tenha mais facilidade em realizar a sua compra com segurança no canal que preferir.
Por isso, o mais indicado é que a sua empresa utilize uma integração entre plataformas, para marcar presença em todos os formatos relevantes.
Quando o figital deve ser implementado?
É recomendado implementar o figital no momento em que a empresa desejar ter uma maior presença online, mas quando tiver estrutura sólidas.
Dessa forma, poderá cumprir com essa adaptação mais rapidamente, sem prejudicar seu processo interno ou a experiência do cliente durante a transição pelo formato híbrido.
Trabalhar com o modelo figital vale a pena para negócios de semijoias?
Aderir ao modelo figital apresenta uma série de benefícios para o seu negócio de semijoias, que podem garantir uma vantagem competitiva frente à concorrência.
Além disso, essa migração é capaz de trazer atualizações necessárias para a empresa, promovendo a retenção de novos clientes em potencial.
Por isso, considere adotar essa prática na sua empresa, e aderir às principais dicas para seguir as tendências do mercado, aumentando, ainda mais, as suas chances de sucesso.
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