Semijoia fica verde? Entenda os motivos desse desgaste!

Se você não sabe por que a semijoia fica verde e quais os processos para limpar a peça de maneira correta, vale a pena conferir mais sobre o assunto para preservar as peças da sua loja de forma eficiente.

Essa é uma dúvida comum e muitos consumidores sofrem com o desgaste em seus acessórios, podendo ter uma experiência negativa após a compra.

No entanto, ao entender o que está acontecendo, é mais simples oferecer a orientação adequada e recuperar o brilho do produto, além de prolongar sua vida útil.

Por isso, saiba por que a semijoia fica verde, quais elementos contribuem para essa condição e como evitar os efeitos a longo prazo!

 

Por que a semijoia fica verde?

Se você se pergunta por que a semijoia fica verde, saiba que é uma reação normal de oxidação da peça, que acontece por conta dos metais presentes na liga que compõe o acessório.

Em vez de elementos maciços, como acontece com joias tradicionais menos acessíveis, as semijoias possuem uma composição mais leve e o revestimento de ouro e prata por meio da galvanização.

Essa combinação de metais oferece resistência e durabilidade para a joia, mas também estão suscetíveis a desgastes naturais, de fricção com a pele e de exposição ao meio ambiente, sendo o principal motivo do porquê a semijoia fica verde.

 

O que pode causar a oxidação da semijoia?

Para entender por que a semijoia fica verde, é importante conhecer os motivos da oxidação da peça. Confira detalhes de alguns dos principais agentes:

Suor

O suor humano é um dos principais vilões de por que a semijoia fica verde, uma vez que a composição química do nosso corpo reage diretamente com os elementos da liga metálica usada na fabricação e banhos.

Substâncias como ácidos, sal e outros compostos naturais que produzimos no organismo aceleram a deterioração do metal e do revestimento, tornando a peça mais suscetível em corrosões, manchas e descoloração.

Assim, o aspecto verde das semijoias, especialmente na transferência para a pele, surge dessa perda de componentes da liga por conta do contato direto com o suor.

Ácido úrico 

Além disso, vale mencionar que o ácido úrico também é uma condição de saúde que justifica por que a semijoia fica verde, visto que ele aumenta a produção de químicos e extração por meio da pele.

Embora nosso corpo tenha um nível considerado normal da presença desses elementos, algumas desregulações geram uma produção excessiva, que precisa sair de alguma forma, geralmente pela urina e, quando em excesso, pelo suor.

Mais ácido gera uma corrosão ainda maior dos metais em contato com a pele, justificando por que a semijoia fica verde.

Desgaste do metal

Ainda, todo metal possui uma vida útil, e, eventualmente, irá deteriorar, apresentando corrosão e perda do brilho, geralmente justificando por que a semijoia fica verde.

Mesmo em boas condições de uso e armazenamento, a peça terá um desgaste natural, apresentando menos cor e, por vezes, aspectos mais verdes de corrosão, sendo um processo normal dos componentes que fazem parte da liga metálica.

 

Como evitar que a semijoia fique verde pela oxidação?

Após entender por que a semijoia fica verde, existem algumas dicas que evitam a mudança na coloração por meio da oxidação, ou, ao menos, retardam a presença desse elemento indesejado nas peças. Saiba o que fazer:

Guarde em local conservado

No cotidiano, procure guardar as semijoias em um local conservado, longe da umidade e de elementos externos que comprometam sua durabilidade, como chuvas, ventos fortes e longa exposição ao sol.

O ideal é que as peças possam respirar, mas estejam em um ambiente protegido. Procure não deixar em cantos muito abafados, que também contribuem para a proliferação da oxidação.

No seu estoque, mantenha o clima ameno, tomando cuidado para calor muito intensos. Vale a pena conferir, periodicamente, se o local continua adequado para as peças, e passar essas recomendações para os clientes.

Limpe com frequência 

Ainda, as semijoias também precisam de uma limpeza frequente para manterem seu brilho e recuperar a coloração original. Por isso, certifique-se de realizar a manutenção correta, mesmo que o acessório não tenha uso frequente.

Dessa maneira, ele terá menos chances de ficar verde por conta da oxidação, sem manter componentes prejudiciais em contato com o metal.

No entanto, vale lembrar que a limpeza deve ser realizada de maneira especializada, evitando misturas caseiras que podem piorar o estado do acessório.

Dê um banho de qualidade

Ainda, um dos motivos do porquê a semijoia fica verde é a redução na sua resistência e durabilidade. Para evitar essa condição, é importante dar um banho de qualidade na peça.

Um processo eficiente de galvanoplastia evita que o acessório perca suas características com rapidez, preservando o aspecto brilhando e durável dos componentes da liga metálica e do revestimento de ouro ou prata.

Além disso, garantir um banho de semijoias correto também aumenta a vida útil da peça de modo geral, permitindo que ela possa ser usada por mais tempo.

 

Tem como recuperar semijoias verdes?

Existem maneiras de recuperar semijoias verdes por conta da oxidação, com uma limpeza mais detalhada e, preferencialmente, com um rebanho da peça.

Reaplicar a cobertura com metais nobres permite que o acessório seja limpo, receba um novo verniz e tenha seus defeitos corrigidos, recuperando a vida útil e também seu brilho.

No entanto, é importante reforçar que somente uma empresa especializada, como a Franco Galvânica, pode recuperar totalmente semijoias verdes. Por isso, procure o rebanho com uma equipe qualificada.

 

Como orientar o cliente quando a semijoia fica verde?

Se o cliente apresentar um problema com oxidação da peça, explique por que a semijoia fica verde e verifique se todos os cuidados foram tomados, inclusive com orientações explícitas sobre como cuidar do acessório após a compra.

Dessa forma, o consumidor poderá seguir as etapas e o seu negócio evita problemas com trocas e devoluções por possíveis defeitos futuros.

Para recuperar o brilho e resistência, oriente quanto ao rebanho e conte com uma empresa parceira qualificada para essa reposição de metais.

Reforce a qualidade das suas semijoias com a Franco Galvânica. Conheça nossos tipos de banho.

Deixe seu comentário