Principais tipos de zircônia: Veja quais escolher!

Se você busca semijoias com pedras resistentes, brilhantes e populares, vale a pena conhecer os principais tipos de zircônia.

Essas produções sintéticas são versáteis e com alta durabilidade, além de serem feitas em diferentes formatos, ideal para diversificar suas coleções.

No entanto, é importante se atentar para as suas características e as distinções para os diamantes, sabendo como identificar as fabricações verdadeiras.

Confira essas e outras informações no conteúdo que preparamos sobre esse mineral artificial, e saiba quais modelos escolher.

 

O que são zircônias?

As zircônias são uma forma sintética do zircônio, um mineral natural encontrado em pontos raros. Elas produzidas em laboratórios, com propriedades químicas e físicas parecidas com às de diamantes naturais.

O formato cúbico está entre os principais tipos produzidos, sendo frequentemente usado como substituta de diamantes em jóias.

Essas pedras são populares devido a seu brilho brilhante, durabilidade e baixo custo em comparação com diamantes naturais. 

Além disso, também podem ser produzidas em uma ampla variedade de cores, inclusive tonalidades como azul, verde ou laranja.

No entanto, ao escolher os principais tipos, é preciso ter em mente que, apesar do brilho, elas não possuem o mesmo valor ou prestígio que os diamantes naturais. 

Por outro lado, são uma opção interessante para quem deseja joias chamativas sem um alto custo de investimento.

 

Quais os principais tipos de zircônia?

Para conhecer mais sobre essa pedra, vale a pena conferir as diferenças entre os principais tipos de zircônia. Veja as características de cada um dos modelos:

Zircônia navete

A zircônia navete possui formato de coração, e pode ser produzida artificialmente em tamanhos variados.

Seu brilho é chamativo, com pedras usadas na posição central de anéis, brincos e colares, além de apresentar alta durabilidade.

Embora seja menos comum, é um dos principais tipos de produções sintéticas procuradas para semijoias, por sua modelagem diferenciada.

Zircônia quadrada

Como o nome sugere, a zircônia quadrada apresenta um modelo quadricular, e, geralmente, é produzida em um formato maior do que as demais.

Por esse motivo, costuma estar em linhas de joias e semijoias de maior destaque, ao contrário de designs minimalistas.

Ainda, suas cores chamam mais a atenção, por conta do tamanho pronunciado dessa pedra.

Zircônia cúbica

Entre os principais tipos de zircônia, se destaca a cúbica, sendo um formato popular, pois se assemelha ao diamante.

Além de ser resistente, suas cores e brilho mais pronunciado também são ideais para reproduzir o design da pedra preciosa.

Por conta disso, se tornou uma das principais tendências para anéis, colares e brincos mais sofisticados, com cores discretas, mais comumente prata e cinza.

Zircônia Fusion

Enquanto isso, um dos principais tipos de zircônia é a Fusion, gerada a partir da combinação com outros materiais como metal, aço inoxidável ou titânio.

Dessa forma, é ainda mais durável que outras pedras, deixando as joias e semijoias mais resistentes as ações do tempo e acidentes.

Além disso, também oferece uma aparência moderna e elegante para as produções de colares, brincos e anéis, sendo um modelo valorizado.

 

Qual a diferença entre os principais tipos de zircônia e os diamantes?

Além dos principais tipos de zircônia, também é importante entender a diferença entre essas pedras e os diamantes. Confira alguns dos critérios que destacam ambos:

Brilho

Um dos principais diferenciais dessa peça, é que elas possuem um brilho semelhante ao dos diamantes encontrados em joalherias. No entanto, embora seja famoso por essa característica, o brilho característico do diamante só é visto após passar por um processo de lapidação específico.

Isso porque não é um elemento natural da pedra preciosa e também pode passar pelos procedimentos que acrescentam esse diferencial em suas produções.

Formação

A formação do diamante é natural, encontrado em processos de mineração. Além disso, precisaram da ação de altas pressão do magma terrestre para se formarem.

Nesse caso, a interferência humana ocorre somente na lapidação, que confere o brilho da pedra.

Enquanto isso, a zircônia é um material sintético. Em outras palavras, possui produção em laboratório, realizada totalmente pelo ser humano.

Valor

Essa é a diferença mais significativa entre os principais tipos de zircônia e os diamantes. Isso porque a pedra preciosa é mais rara de ser encontrada, com um alto custo por seu quilante.

No entanto, o mineral artificial conta com produção sintética, e, por isso, se tornou mais acessível para utilização em joias e semijoias.

Por esse motivo, possui um custo menor, e diminui o preço dos produtos que acompanham esse material.

Banho de semijoia

Finalmente, vale reforçar que o banho de semijoia é uma possibilidade para as peças com esse mineral sintético, permitindo que tenham maior durabilidade e resistência.

Por outro lado, não é comum ter semijoias com diamantes, por serem raros e menos acessíveis. Assim, não costumam existir banhos e galvanização nessas pedras.

 

Com saber se uma peça é zircônia de verdade?

Existem diversas formas para verificar se a peça é verdadeira, principalmente suas marcas e preço.

Para revendedores iniciantes, lembre-se de verificar se existem inscrições que identifiquem o mineral artificial corretamente.

Além disso, avalie o preço. Peças muito baratas, em comparação a outras com pedras preciosas, podem ser imitações.

Ainda, vale a pena verificar o brilho. Os principais tipos de zircônia são conhecidos por brilhar muito, semelhante a diamantes. Acessórios opacos podem não ser verdadeiros.

A densidade também é um critério de avaliação, pois a maioria das fabricações autênticas são mais pesadas que imitações.

Finalmente, vale a pena conferir a dureza, pois o mineral verdadeiro é extremamente duro, de modo que a pedra não pode ser arranhada facilmente.

Em última instância, procure especialistas em joias e semijoias para averiguar a veracidade da peça e dos detalhes que a acompanham.

 

Quais os principais tipos de zircônia para a primeira coleção de semijoias da sua loja?

Se você está considerando uma coleção de semijoias com os principais tipos de zircônia, vale a pena considerar a cúbica.

Esse é o modelo mais popular, pois é semelhante ao formato do diamante, uma das pedras preciosas mais populares.

Além disso, sua fabricação sintética permite que ela tenha diferentes cores e brilhos, com maior variedade para a produção.

No entanto, garanta que a peça é verdadeira, e realize o banho nas suas semijoias para atribuir ainda mais durabilidade.

Conte com a Franco Galvânica para obter um processo de galvanização confiável e especializado. Entre em contato e conheça nossos serviços.

Deixe seu comentário